Sexta, 14 de Novembro de 2025
Publicidade

Mato Grosso do Sul enfrenta alta de casos de dengue com mais de 15 mil confirmados em 2024

Estado registra 28 óbitos confirmados e 13 em investigação; vacinação avança e novos casos de Chikungunya são notificados

19/07/2024 às 10h53
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Estado de Mato Grosso do Sul enfrenta um cenário preocupante em relação às doenças transmitidas por mosquitos. O boletim da 28ª semana epidemiológica, divulgado nesta quinta-feira (18), revela que o estado já registrou 18.915 casos prováveis de dengue em 2024, com 15.101 deles confirmados. Além disso, 28 óbitos foram confirmados devido à doença, e outros 13 estão sob investigação.

Apesar da alta incidência geral, o boletim aponta que, nos últimos 14 dias, nenhum município do estado registrou aumento significativo de casos. Contudo, os municípios de Laguna Carapã, Costa Rica e Itaquiraí apresentam incidência média da doença.

Os óbitos confirmados foram registrados em diversos municípios, incluindo Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Entre as vítimas fatais, 15 apresentavam comorbidades.

Vacinação e medidas de prevenção

O boletim também informa que foram aplicadas 70.794 doses da vacina contra a dengue na população-alvo. Até o momento, Mato Grosso do Sul recebeu 151.339 doses do imunizante, que é administrado em duas etapas com intervalo de três meses. A vacinação é recomendada principalmente para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue.

Chikungunya em Mato Grosso do Sul

Em relação à Chikungunya, o estado já registrou 3.443 casos prováveis, com 838 confirmados. Felizmente, não há registros de óbitos relacionados a esta doença até o momento.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) alerta a população sobre a importância de não se automedicar e recomenda que, ao apresentarem sintomas de dengue ou Chikungunya, as pessoas procurem imediatamente uma unidade de saúde. A atuação rápida e o tratamento adequado são cruciais para o controle e a prevenção de complicações graves associadas a essas doenças.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários