
Uma frente fria está avançando pelo Brasil a partir da região Sul, prometendo uma queda significativa nas temperaturas, chuvas e até geadas em algumas localidades. A chegada do fenômeno está prevista para ganhar força a partir de sexta-feira (26), afetando principalmente o Sul do país, onde já se observa o início dos efeitos, e se estenderá para os estados do Sudeste e Centro-Oeste.
No Sul, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a frente fria já está fazendo com que as temperaturas despencam, e as cidades gaúchas estão começando a sentir os primeiros impactos. A previsão é de que o frio se intensifique com a chegada da frente fria, que pode trazer temperaturas abaixo de 10°C em locais normalmente mais quentes, como Mato Grosso do Sul, a partir de sábado (27).
Além do frio, Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, registrou uma temperatura de 0,2ºC na última terça-feira (23), e os residentes devem se preparar para temperaturas baixas nos próximos dias. O frio intenso será uma constante nas próximas semanas, com uma previsão de duração de pelo menos 10 dias para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Enquanto o frio domina, a maior parte do Brasil enfrenta um quadro de baixa umidade. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para mais de 10 estados e o Distrito Federal, abrangendo regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A umidade do ar nessas áreas varia entre 30% e 20%, o que pode representar riscos à saúde e aumentar a sensação de desconforto.
A combinação de frio intenso e baixa umidade exige que a população tome precauções adicionais, como manter-se hidratada e proteger-se adequadamente contra as baixas temperaturas.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.