Domingo, 22 de Dezembro de 2024
Publicidade

Festival de Inverno de Bonito 2024 terá atrações para toda família

Em sua 23ª edição, o Festival de Inverno de Bonito terá 150 atrações totalmente gratuitas e ações transversais para entreter a família com arte e c...

29/07/2024 às 12h22
Por: WK Notícias Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul

Em sua 23ª edição, o Festival de Inverno de Bonito terá 150 atrações totalmente gratuitas e ações transversais para entreter a família com arte e cultura. Com 15 horas diárias de programação, o evento será realizado de 21 a 25 de agosto contando, pelo 2º ano consecutivo, com o Festival Bonitinho, além de teatro, arte circense, literatura, economia criativa e muita música com a atração internacional Concerto Gaya, de Portugal (dia 22), e os shows nacionais de Alexandre Pires (21), Zé Ramalho (23), Olodum e Sandra de Sá (24) e Teodoro e Sampaio (25).

Continua após a publicidade
Anúncio

Para o governador Eduardo Riedel, o Festival de Inverno, além de oferecer o melhor da cultura, promove Mato Grosso do Sul como um destino rico em arte, lazer e ecoturismo.O Festival já é uma marca consolidada de Mato Grosso do Sul e de Bonito, claro, mas ele tem a capacidade e a dimensão de trabalhar muitas formas de desenvolvimento. É um produto turístico hoje e a gente conseguiu fechar a programação quatro meses antes do Festival para que a nossa Fundação de Turismo promovesse o Festival fora do Estado, fora do País, nos encontros de turismo, mundo afora. Ele é um produto social, ele é um produto de formação educacional, até o Bonitinho, que foi uma inovação do ano passado e está fazendo um grande sucesso, ajuda as nossas crianças também a terem acesso às programações culturais apropriadas à idade. O festival, ele integra não só o turismo, o esporte, a natureza, e leva o nome do Mato Grosso do Sul com aquilo que é o nosso DNA, a nossa alma, a nossa referência cultural, gastronômica, de turismo e natureza”, disse.

De acordo com o secretário Marcelo Miranda, da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), são esperadas 120 mil pessoas nos cinco dias de evento, fruto de um trabalho integrado na gestão estadual. “Acho que o Festival de Bonito é um exemplo muito claro da importância dessa transversalidade de todos os órgãos do governo. Nós temos lá o Festival Bonitinho, que a gente leva atividade física, lazer e atrações culturais infantis para a criançada, valorizando a participação da família. Temos a Fundação de Turismo, que teve um papel muito importante. Fechamos a programação com quatro meses de antecedência, exatamente para atender a nossa solicitação da Fundação de Turismo, para que a gente possa vender isso como produto para atrair turismo para o Estado, trazer um recurso novo para o Estado. Então, acho que essa transversalidade é fruto dessa pasta que foi criada e que tem como objetivo em geral, exatamente isso”.

O diretor-presidente da Fundação de Cultura, Eduardo Mendes, lembrou que uma audiência pública foi realizada para levantar e atender as demandas dos bonitenses, que o festival será sustentável, com compensação da emissão de carbono, tecnológico e repleto de atrações para todos os gostos. “O Festival de Inverno de Bonito gera muito turismo, gera muita cultura e o pensamento foi trazer grandes atrações nacionais para que o público do nosso Estado pudesse ter esses shows ao vivo e de graça na nossa cidade de Bonito. Além disso, queremos atrair o turismo. É um festival multicultural. Teremos teatro, dança, apresentações na rua, hip-hop, oficinas, ou seja, é um festival recheado de atrações além da economia criativa. Vamos expor o nosso artesanato do Estado de Mato Grosso do Sul para que as pessoas possam comprar alguma coisa e levar, gerando renda. E esse ano o festival vai estar ainda mais tecnológico com muitas inovações para que as pessoas tenham uma experiência inesquecível”, afirmou. 

 Eduardo Mendes, presidente da Fundação de Cultura de MS
Eduardo Mendes, presidente da Fundação de Cultura de MS
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
 Secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda
Secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda

Para o diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, a antecipação da programação dos shows nacionais contribui para a permanência do turista por mais tempo em Bonito. “Somos um destino altamente especializado de ecoturismo e atração nacional e internacional. Com a antecedência de divulgação do Festival de Inverno, a gente começa a atrair agora o público nacional. Com certeza, o turista vai ficar um tempo maior do que o próprio sul-mato-grossense e consumir mais passeios”.

Dentro da política transversal do governo, a Fundesporte ficou responsável pelo Festival Bonitinho - uma programação pensada para as crianças. “É muito legal a gente poder ver essa interação da cultura e turismo com o esporte. Temos uma transformação no governo, desde 2015, em todas as áreas, e o esporte também participou dessa transformação. Nós temos o Bonitinho desde o ano passado. Vamos ter diversas oficinas que são para os filhos do público que está assistindo, para os pais, mães, oficina de dança, oficina de teatro, junto com a parte esportiva propriamente dita”, contou o diretor-presidente da fundação, Paulo Ricardo Martins Nuñez. 

Continua após a publicidade

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Lelo Marchi, não existe mais baixa temporada em Bonito, graças aos eventos realizados na cidade, e o Festival de Inverno é o mais aguardado. “Não existe mais baixa temporada no Cidade de Bonito, graças a esses eventos. E dentre os eventos que existem, o mais esperado, sem dúvida, é o Festival de Inverno de Bonito”, disse. Durante o lançamento do festival, a Fundação de Cultura também lançou o portal “MS Cultural”, uma plataformaonde constarão informações detalhadas dos festivais, apresentações musicais, exposições de arte, sessões de cinema, oficinas e eventos literários. 

Também participaram do lançamento do Festival de Inverno a primeira-dama, Mônica Riedel, o secretário Rodrigo Perez (Governo e Gestão Estratégica), o ex-governador Reinaldo Azambuja, e os deputados federal Dagoberto Nogueira e estadual Paulo Duarte e secretários adjuntos, entre outras autoridades.

Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul

Paulo Fernandes, Comunicação do Governo de MS

Fotos: Saul Schramm

ATENÇÃO IMPRENSA: O pack está disponível em https://drive.google.com/drive/folders/1i6X98dCFjGsHsQ91zwReDAlGeXXVK8Qy?usp=sharing .

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários