O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) deve distribuir entre 80% e 90% de seu lucro aos trabalhadores com carteira assinada neste mês, conforme estimativa do Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador (IFGT). O Conselho Curador do FGTS se reunirá nesta terça-feira, 6 de agosto, para definir o percentual exato de repasse.
Em 2023, o FGTS obteve um lucro recorde de R$ 23,4 bilhões. Tradicionalmente, a distribuição do lucro tem sido quase total, mas mudanças recentes nas regras e decisões judiciais, incluindo uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), influenciarão o valor a ser distribuído. O STF determinou que o lucro do FGTS deve ser considerado no cálculo da correção do fundo, o que poderá resultar em uma reserva maior para o fundo, garantindo a correção equivalente ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial.
Mario Avelino, presidente do IFGT, explicou que a distribuição poderá variar entre 80% e 90% do lucro. Caso o percentual seja de 90%, isso implicará no crédito de aproximadamente R$ 2,4 bilhões para o patrimônio líquido do FGTS, aumentando as reservas para futuras despesas.
O valor será creditado nas contas vinculadas dos trabalhadores até 31 de agosto e poderá ser consultado pelos trabalhadores através do aplicativo FGTS ou pelo site da Caixa Econômica Federal. O montante creditado será proporcional ao saldo da conta em 31 de dezembro de 2023 e não poderá ser sacado diretamente, mas sim conforme as regras do fundo, como em casos de demissão sem justa causa, aposentadoria, compra da casa própria, ou doença grave.
Exemplo de Cálculo: Para saber quanto cada trabalhador receberá, basta multiplicar o saldo de 31 de dezembro de 2023 por 0,03662.
Os trabalhadores poderão verificar o saldo e consultar os detalhes da distribuição pelo aplicativo FGTS ou pelo site oficial, após realizar o cadastro e informar o Número de Inscrição Social (NIS). O saque do FGTS pode ser realizado em situações específicas, como rescisão de contrato, aquisição de moradia, aposentadoria, e outras condições previstas em lei.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações R7