Sexta, 14 de Novembro de 2025
Publicidade

Aquecimento súbito eleva temperaturas na Antártida em até 30°C acima da média e impacta clima no Brasil

Fenômeno raro no Hemisfério Sul provoca nova frente fria e quedas acentuadas nas temperaturas brasileiras

06/08/2024 às 11h10
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O fenômeno de aquecimento súbito atmosférico está gerando temperaturas anômalas na Antártida, com máximas de até 30°C acima do esperado para esta época do ano. O meteorologista Vinicius Lucyrio, da Climatempo, explica que o enfraquecimento do vórtice polar, causado por essa elevação repentina da temperatura na baixa estratosfera, permite que o ar frio escape com mais facilidade e favorece a entrada de ar polar nas regiões tropicais.

O aquecimento súbito atmosférico ocorre quando há uma rápida elevação das temperaturas na baixa estratosfera, localizada entre 20 e 30 quilômetros de altura. Esse fenômeno enfraquece a circulação de ventos ao redor da Antártida, permitindo que o ar polar avance para áreas do Hemisfério Sul, incluindo a Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e grande parte do Centro-Sul do Brasil.

Maria Clara Sassaki, especialista em meteorologia, atribui o aquecimento súbito atmosférico a fatores como o aquecimento das águas oceânicas e o derretimento das camadas de gelo. Embora esse fenômeno seja mais comum no Hemisfério Norte, sua ocorrência no Hemisfério Sul é rara e motivo de preocupação.

A expectativa é que o impacto do fenômeno se estenda ao Brasil, trazendo uma nova frente fria para o final desta semana. A massa de ar frio deve atingir o país na noite de quarta-feira (7) e avançar pelo Sudeste até a sexta-feira (9). A frente fria poderá causar quedas acentuadas nas temperaturas, até mesmo em alguns estados da região Norte, e provocar chuvas no sul e leste do estado de São Paulo.

O aquecimento súbito atmosférico, além de causar desconforto imediato com as baixas temperaturas, destaca a necessidade urgente de monitoramento contínuo das mudanças climáticas e a implementação de medidas para mitigar seus impactos globais.

Alerta: fenômeno raro na Antártida pode impactar na temperatura no Brasil; entenda

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Terra Brasil

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários