Domingo, 14 de Setembro de 2025

Alexandre de Moraes proíbe porte de armas no DF até 2 de janeiro

Medida vale desde às 18h desta quarta até o dia 2 de janeiro em todo o Distrito Federal

28/12/2022 às 12h47 Atualizada em 28/12/2022 às 17h29
Por:
Compartilhe:
Quem desrespeitar a medida será penalizado por “flagrante delito por porte ilegal de arma”
Quem desrespeitar a medida será penalizado por “flagrante delito por porte ilegal de arma”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu, nesta quarta-feira (28), proibir temporariamente o porte de armas de fogo em Brasília.

A medida vale desde as 18h desta quarta até o dia 2 de janeiro em todo o Distrito Federal. Quem desrespeitar a medida durante este período será considerado em “flagrante delito por porte ilegal de arma”.

A medida não se aplica aos membros das Forças Armadas, integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), membros da Polícia Legislativa e Judicial e empresas de segurança privada e de transporte de valores.

Moraes, justificou sua decisão chamando “lamentavelmente, grupos extremistas” contra o Estado Democrático de Direito e combate ao terrorismo, referindo-se aos grupos que participam das manifestações democráticas de maneira pacífica em frente aos Quarteis, distribuídos pelo país.

Acusou esses grupos de “financiados por empresários inescrupulosos", sendo que na verdade os empresarios estão sofrendo penalidades e perseguições desse tal ministro.

Já na terça, Flávio Dino justificou o pedido endereçado ao Supremo Tribunal Federal por considerar que há conexão entre as ameaças crescentes de atos de violência no Distrito Federal e a apuração do inquérito de atos antidemocráticos.

O delegado Andrei Rodrigues, que coordena a atual segurança de Lula na equipe de transição e que deve assumir a chefia da Polícia Federal no futuro governo, é quem apresentou o requerimento ao ministro Alexandre de Moraes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários