A cerimônia de troca do comando da Marinha será realizada em 5 de janeiro. O almirante Almir Garnier passará o comando para o almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, que é o atual comandante de Operações Navais da Marinha.
Dentre as Forças Armadas, a Marinha foi a última a decidir a data da solenidade, já tendo demonstrado resistência em fazer antes da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Auxiliares do almirante Almir Garnier afirmaram que a realização de uma cerimônia antes da posse de Lula “não seria uma possibilidade”.
A Aeronáutica marcou a posse do tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno para o dia 2 de janeiro. Já o Exército terá a troca de bastão em 30 de dezembro.
O general do Exército, Júlio Cesar de Arruda, teve a nomeação para o posto oficializada nesta quarta-feira (28), no Diário Oficial da União (DOU), assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que exercerá o cargo de comandante a partir do dia 30.
O trio de novos comandantes das Forças Armadas foram escolhidos por Lula e pelo futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, no início deste mês.