
A Rede Hemosul MS, que recentemente vivenciou um aumento nas doações de sangue, enfrenta agora uma preocupante diminuição no número de doadores. Segundo a coordenadora da Rede, Marina Sawada Torres, é vital que a população mantenha a regularidade nas doações para garantir a disponibilidade contínua de sangue e hemocomponentes, essenciais para emergências e tratamentos médicos.
Marina Sawada Torres destaca que, embora as campanhas de incentivo sejam cruciais, a estabilidade nas doações é fundamental. “Para que possamos atender adequadamente as necessidades dos hospitais, precisamos de doações constantes. A queda nas doações pode afetar diretamente nossa capacidade de prover os componentes sanguíneos necessários,” afirma.
Recentemente, a média de doações caiu de quase 300 por dia para cerca de 135, e a previsão de uma nova frente fria pode agravar ainda mais a situação. A falta de sangue compromete a capacidade do estado de realizar cirurgias e tratamentos, ressaltando a necessidade de um esforço contínuo da população.
A Rede Hemosul faz um apelo para que a população continue a doar sangue, enfatizando que cada doação pode salvar até quatro vidas. A necessidade é especialmente urgente para os tipos sanguíneos O- e O+, que são frequentemente requisitados. A doação é um processo seguro e pode ser feito com regularidade.
Para participar da doação, é necessário comparecer a uma das unidades de coleta com um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável), pesar pelo menos 51 kg, e estar bem alimentado e hidratado. A doação de sangue é um ato vital e não tem substituto.
Em Campo Grande, os locais para doação são:
HEMOSUL COORDENADOR Avenida Fernando Correa da Costa, 1.304 – Centro Segunda a Sexta: 7h às 17h Sábado: 7h às 12h
HEMOSUL HRMS Rua Engenheiro Lutero Lopes, 36 – Aero Rancho Segunda a Sexta: 7h às 12h
HEMOSUL SANTA CASA Rua Rui Barbosa, 3.633 – Centro Segunda a Sexta: 7h às 12h
A Rede Hemosul MS apela para que a comunidade continue contribuindo com suas doações para manter os estoques em níveis adequados. Sua participação é crucial para salvar vidas e garantir o atendimento a todos que necessitam.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.