Nesta segunda-feira (26), durante um evento sobre transição energética em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez duras críticas às redes sociais, afirmando que essas plataformas revelam o “lado podre” dos seres humanos. Segundo o presidente, a dependência digital dos celulares está fazendo com que as pessoas utilizem essas redes para expor comportamentos e opiniões que não teriam coragem de expressar em público.
Lula destacou que, apesar de serem chamadas de "sociais", essas redes têm servido para disseminar notícias ruins e trazer à tona os "demônios" internos dos usuários. "Ali mostra que todo ser humano tem um demoniozinho dentro dele, que ele não tem coragem de falar publicamente, mas quando vai para o banheiro, liga o celular e fica colocando o demônio dele para fora", comentou o presidente.
O presidente também fez observações sobre como a atenção das pessoas está cada vez mais voltada para os dispositivos móveis, em detrimento das relações pessoais. Em tom crítico, ele afirmou que tanto homens quanto mulheres dedicam mais tempo aos seus celulares do que a interações com seus cônjuges. "Eu tenho certeza que vocês olham mais para o celular de vocês do que na cara das esposas de vocês e tenho certeza que muitas mulheres também olham mais para os celulares do que para a cara dos maridos", concluiu Lula.
As declarações do presidente reforçam uma preocupação crescente sobre o impacto das redes sociais na sociedade, especialmente em um contexto onde a desinformação e os discursos de ódio têm ganhado espaço.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com Pleno News