Brasil Impasse
Lula detona Elon Musk e exige respeito às leis brasileiras: "Não é porque tem dinheiro que pode desrespeitar"
Presidente critica dono da rede social X por ignorar decisão do STF e acusa Musk de tentar desafiar a soberania do Brasil
30/08/2024 08h36
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou duramente o empresário Elon Musk, dono da rede social X, durante uma entrevista à rádio MaisPB, em João Pessoa (PB), nesta sexta-feira (30). Lula reagiu à postura de Musk em relação a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, que exigia que a plataforma nomeasse um representante legal no Brasil após o encerramento de suas operações no país.

"Se a Suprema Corte tomou uma decisão, o cidadão ou cumpre, ou terá de tomar outra atitude. Não é porque o cara tem muito dinheiro que ele pode desrespeitar. Ele é um cidadão americano, não é do mundo. Não pode ficar ofendendo os presidentes, os deputados, o Senado, a Câmara, a Suprema Corte. Ele pensa que é o quê? É o seguinte: tem de respeitar a decisão da Suprema Corte brasileira", afirmou Lula.

A ordem de Moraes foi emitida na quarta-feira (28/8), dando ao X um prazo de 24 horas para apontar um representante legal no Brasil, após a empresa anunciar o fim de suas operações no país em 17 de agosto. A rede social alegou que estava sendo ameaçada com prisões se não cumprisse as “ordens de censura” de Moraes. A decisão do STF também estabeleceu que, caso Musk não acatasse a ordem, a plataforma poderia ser bloqueada no Brasil.

Depois de expirado o prazo de 24 horas, a rede social recusou-se a cumprir as ordens do ministro. Em resposta, Musk declarou que as ordens da Suprema Corte brasileira eram "ilegais" e criticou as medidas de Moraes, acusando-o de "censurar seus opositores políticos".

Lula reforçou que, para garantir a soberania do país, as regras precisam ser respeitadas por todos. "Se não for assim, este país nunca será soberano. Não é porque o cara gritou que a gente fica com medo, não. Esse cara tem de respeitar as regras desse país. Ele tem de acatar. Se vale para mim, vale para ele", concluiu o presidente.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Metrópoles