Quarta, 10 de Setembro de 2025
Publicidade

STF confirma suspensão nacional do X e impõe restrições a quem ignorar bloqueio

Primeira turma endossa decisão de Moraes; Luiz Fux sugere exceção na multa para usuários não-criminosos.

02/09/2024 às 11h58
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, nesta segunda-feira (2), a decisão do ministro Alexandre de Moraes que suspendeu o X (antigo Twitter) em todo o país. Votaram a favor da medida os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

O ministro Fux fez uma ressalva, propondo que a multa de R$ 50 mil para quem burlar o bloqueio do X — utilizando VPN, por exemplo — seja aplicada apenas a usuários que publiquem conteúdos ilegais, como racismo ou incitação ao crime, e não a todos os que ignorarem o bloqueio.

O julgamento está ocorrendo em sessão virtual extraordinária de 24 horas, sem debate entre os ministros. Embora todos já tenham votado, a decisão final só será proclamada às 23h59.

A decisão de Moraes foi tomada após o X não cumprir uma intimação para nomear um representante legal no Brasil e pagar multas acumuladas, totalizando R$ 18,3 milhões. Desde a madrugada de sábado (31), o bloqueio está sendo implementado progressivamente.

A Anatel informou ao STF que todos os provedores de internet foram notificados sobre a suspensão. O X já havia desobedecido ordens anteriores do STF e fechado seu escritório no Brasil em agosto, após uma decisão que resultou na prisão de sua representante.

Elon Musk, dono do X, tem atacado Moraes e o Judiciário brasileiro em suas postagens. Ele está sob investigação no STF, que apura possíveis crimes relacionados a obstrução de Justiça e incitação ao crime.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações CNN

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários