
O Governo da Gastança já planeja em destruir os avanços do presidente Jair Bolsonaro. Um dos retrocessos pode ser a reforma da Previdência.
Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, o futuro ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse que vai revisar pontos da reforma da Previdência, aprovada pelo Congresso Nacional em 2019.
Lupi, que sempre foi contra à reforma, criticou a idade mínima para mulheres de 62 anos se aposentarem e destacou que deseja criar um “critério regional” para conceder o benefício.
“Minha ideia é criar uma comissão tripartite para analisar isso, com representantes da sociedade civil, representantes de gente de classe patronal e de empregado”, disse.
“Existem algumas coisas que acho absurdas na reforma, mas tenho que estudar para ver como viabilizar.”
Segundo Lupi, o governo Lula quer criar um “sistema mais fácil” para incentivar a contribuição na Previdência, ou seja, reter mais dinheiro para o governo.
“Hoje, quem trabalha com a Uber trabalha em casa e ninguém contribui para a Previdência”, afirmou. “É dinheiro que se deixa de arrecadar. Já estou com minha cabeça aqui em erupção pensando.”