Quinta, 19 de Setembro de 2024

Inmet renova alertas de baixa umidade de grande perigo: Onda de calor vai até sexta em Mato Grosso do Sul

Todos os municípios enfrentam riscos de incêndios e problemas de saúde; qualidade do ar é considerada ruim devido a queimadas

10/09/2024 às 10h04
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (10), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou os alertas de baixa umidade do ar e de onda de calor para grau de severidade de grande perigo em Mato Grosso do Sul. Todos os 79 municípios do estado estão sob a condição meteorológica adversa, que aumenta o risco de incêndios florestais e agrava problemas de saúde, como doenças pulmonares, dificuldades respiratórias e dores de cabeça.

Continua após a publicidade
Anúncio

O alerta de baixa umidade, com índices abaixo de 12%, é válido até as 18h de hoje. Já a onda de calor, que eleva as temperaturas em até 5°C acima da média, se estende até sexta-feira (13). Diante disso, recomenda-se beber bastante líquido, evitar atividades físicas no tempo seco, usar hidratante para a pele, umidificar o ambiente, e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes. Bebidas diuréticas, como café e álcool, devem ser evitadas.

Além dos alertas, a qualidade do ar em Mato Grosso do Sul continua ruim, influenciada pela fumaça de queimadas em diversos estados brasileiros e países vizinhos. O monitoramento do Qualiar, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), confirma que o índice de qualidade do ar é insalubre, aumentando os riscos para a saúde da população. Em casos de emergência, a Defesa Civil está disponível pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários