Domingo, 14 de Setembro de 2025

Conheças os 14 perfis dos secretários do Governo Riedel

Cerimônia de posse aconteceu dia 1º de janeiro na Capital

02/01/2023 às 07h37 Atualizada em 02/01/2023 às 07h53
Por:
Compartilhe:
Durante a cerimônia de posse. Dos 14 nomes anunciados, quatro são mulheres.
Durante a cerimônia de posse. Dos 14 nomes anunciados, quatro são mulheres.

O novo governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), empossou 14 novos secretários em cerimônia, neste domingo (1º). Entre o total de nomes, quatro são mulheres.

Conheça o perfil de cada um deles:

Secretaria da Fazenda: Flávio César

O secretário de Fazenda de Mato Grosso do Sul será Flávio César, ele é formado em Relações Públicas, pós-graduado em gestão e marketing integrados e foi adjunto de Eduardo Riedel na Secretaria de Estado de Governo. Ele é ex-vereador, foi Presidente da Câmara Municipal de Campo Grande e está no Governo do Estado desde 2017. Assumiu a função de adjunto na Segov em 2019.

"Vamos focar nos quatro pilares que foram estabelecidos no plano de governo, que é transformar Mato Grosso do Sul em um estado inclusivo, próspero, digital e verde", diz o novo secretário de fazenda.

Secretaria de Administração: Ana Carolina Nardes

Ana Carolina Nardes, que já faz parte da secretaria de Administração, continua cuidando de uma das pastas mais robustas do governo. A secretária assume a pasta com a responsabilidade de manter equilíbrio fiscal e trazer competitividade ao estado por meio das licitações públicas.

"É uma pasta significativa do estado, é a mais robusta que temos, onde cuidamos de todas as licitações, folhas de pagamento e área de patrimônio. Estou a frente da pasta há dois anos e meio e já internalizei algumas questões. Temos que avançar muito ainda, trazer mais transparência e desenvolvimento para as empresas participarem das nossas licitações", pondera Ana Carolina.

Advogada e pós-graduada em Direito Público e Controle Externo da Administração Pública. Já trabalhou em diversos órgãos públicos, como Polícia Federal e Governo do Estado do Paraná, tendo coordenado por sete anos o setor de compras e contratos da Presidência da República, em Brasília.

Em 2015, ingressou no cargo de Assessora Jurídica no Gabinete da Secretaria de Estado de Governo (Segov), gerenciando projetos como o da Transparência e Censo Previdenciário. Em 2019, Ana assumiu a área de compras do governo, onde atuou como Secretária Especial, responsável por todas as aquisições de materiais e contratações de serviços do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Secretaria de Infraestrutura e Logística: Hélio Peluffo Filho

Hélio Peluffo Filho deixa a prefeitura de Ponta Porã (MS), região de fronteira entre Brasil e Paraguai, para assumir a pasta de Infraestrutura e Logística.

"Eu me sinto honrado em servir o estado. Temos que ter obras nos 79 municípios, independentemente. A importância de dialogar e construir pontes com o governador eleito. A gente entende que o estado precisa diminuir a desigualdade social, e isto estaremos trabalhando nisso", diz Peluffo.

Formou-se em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro. Foi Secretário Municipal de Planejamento na administração do prefeito Aires Marques (1987 e 88). Elegeu-se vereador para mandato de 1989 a 1992. Foi Secretário de Infraestrutura e de Meio Ambiente e de Governo da administração Flávio Kayatt (2005-2012), período em que coordenou a execução de 200 obras. Hélio Peluffo foi secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Maracaju de 2013 a 2016.

Secretaria da Casa Civil: Eduardo Rocha

O deputado tucano Eduardo Rocha, sai da secretaria de Governo e assume a Casa Civil.

"O governo será extremamente técnico. Porém, o técnico deve andar de mãos dadas com a política. Vamos avançar nos grandes projetos sociais de Mato Grosso do Sul", finalizou o político.

Eduardo Rocha é esposo da ministra do Planejamento e Orçamento no governo Lula, Simone Tebet. É formado em economia, foi eleito três vezes como deputado estadual de Mato Grosso do Sul e em 3 de dezembro de 2021 se licenciou para assumir o comando da Segov no governo estadual.

Foi sucessor de Eduardo Riedel na secretaria de Estado de Governo, na coordenação das secretarias setoriais. Ele é formado em economia, foi eleito três vezes como Deputado Estadual de Mato Grosso do Sul e em 3 de dezembro de 2021 se licenciou para assumir, na mesma data, o comando da Segov no Governo de MS.

Procuradoria-geral do estado: Ana Carolina Ali

Ana Carolina Ali Garcia continua como Procuradora Geral de Mato Grosso do Sul (PGE). Antes de assumir a nova função, ainda no governo Azambuja, Ana Carolina ocupava o cargo de consultora Legislativa do Estado.

"Com esse papel de consultoria política e de defesa judicial do nosso estado, coloco a PGE a disposição na construção do governo", detalha Ana Carolina.

Ana Ali ingressou em 2005 na PGE e, desde então, exerce a função de Procuradora do Estado. Entre 2008 e 2014, atuou no Gabinete da Procuradoria-Geral do Estado como Chefe da Procuradoria de Assessoria ao Gabinete (PGE/PAG). Já entre 2015 e 2016, estava na Chefia da Coordenadoria Jurídica da Secretaria de Estado de Educação (PGE/CJUR-SED).

Ainda em 2016, passou a chefiar a Coordenadoria Jurídica da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (PGE/CJUR-SEGOV) e, em 2018, assumiu a Consultoria Legislativa do Estado (Conleg).

Ela é graduada em Direito na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), pós-graduada em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) e cursou MBA em Parcerias Público-Privadas e Concessões da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Secretaria de Justiça e Segurança Pública: Carlos Videira

Carlos Videira entrou na área de Segurança Pública em 1990 quando foi aprovado no concurso para escrivão de polícia, e no mês de outubro tomou posse na Delegacia de Polícia Civil de Fátima do Sul. Logo depois, atuou no Grupo de Operações de Fronteira (GOF).

Em 1995 concluiu a graduação de Bacharel em Direito pelo Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), e na sequência cursou pós-graduação em Processo Civil.

Aprovado no concurso para Delegado de Polícia Civil assumiu em 2000 a Delegacia de Polícia Civil em Jatei, durante três anos. Em 2003 foi transferido para o Departamento de Operações de Fronteira (DOF), onde permaneceu lotado até assumir a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON).

Em 2014, Videira atingiu o topo da carreira de Delegado sendo promovido para classe especial, e em seguida no início de 2015 a convite do governador Reinaldo Azambuja, passou a ocupar o cargo de Superintendente de Segurança Pública da Sejusp. Em 2017 passou a ser secretário da Sejusp, onde permanece no governo Riedel.

Hélio Queiroz Daher é graduado em Geografia, especialista em gestão escolar pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É professor efetivo na Prefeitura de Campo Grande. Na SED/MS foi coordenador de Educação Básica, superintendente de Ggstão da Rede e Normatização e superintendente de Orçamento e Finanças. 

Desempenha funções de superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SUPED/SED), conselheiro-presidente do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (CEE/MS) e Conselheiro-membro do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCEE).

Secretaria do Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação: Jayme Verruck

Jaime Elias Verruck  é economista, doutor em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela UCM (Universidade Complutense de Madrid) e possui cursos de formação executiva em Estratégias e Inovação pelo INSEAD/França, pela Universidade da Pensilvânia/EUA (Wharton) e pelo Programa CEO FGV. 

Foi diretor corporativo do Sistema FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), responsável pela gestão estratégia do SESI, SENAI, IEL e FIEMS.

Já foi professor no curso de Economia da Universidade Católica Dom Bosco, ex-professor convidado da Fundação Getúlio Vargas, ex-sócio da FGV em Campo Grande e Cuiabá e ex-Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Mato Grosso do Sul.

 

Controladoria-Geral do Estado: Carlos Eduardo Girão

irão é graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995) e em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (2001). O responsável pela CGE é mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

Ele é Servidor Público com provimento no cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle do Ministério da Transparência Fiscalização e Controle. Girão tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade e Finanças Públicas.

Carlos Eduardo Girão é formado em Ciências Econômicas e em Direito. Tem mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (2005). É auditor federal de Finanças e Controle, tendo atuado como diretor de Gestão Interna do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), chefe de Gabinete da Secretaria-Executiva da CGU, chefe da Controladoria Regional da União em São Paulo e em Mato Grosso do Sul.

Secretaria de Governo: Pedro Caravina

Pedro Arlei Caravina foi eleito deputado estadual neste ano. A partir de 2023 passa a assumir a secretaria de Governo de Mato Grosso do Sul. O político foi prefeito, por dois mandatos, em Bataguassu (MS), e presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).

Natural de Presidente Prudente, interior de São Paulo, Caravina tem 48 anos, é formado em Direito pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e pós-graduado em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Aos 20 anos, iniciou sua carreira na segurança pública como investigador de Polícia Civil.

Pedro Caravina é deputado estadual eleito, formado em Direito e pós-graduado em Gestão Pública, e delegado aposentado e integra a Executiva Estadual do PSDB na função de primeiro-secretário.

Secretaria da Saúde: Maurício Simões Corrêa

Maurício Simões Corrêa é médico cirurgião especialista nas regiões da cabeça e pescoço. Já foi diretor presidente de um dos maiores hospitais particulares de Mato Grosso do Sul.

O novo secretário é filho de produtores rurais. Na gestão de Eduardo Riedel, Simões terá a continuidade na tentativa de regionalizar a saúde como uma das ações da pasta.

Simões Corrêa é médico, cirurgião de cabeça e pescoço. Esteve na direção da Unimed Campo Grande, onde ocupou vários cargos, em diferentes mandatos, entre eles, o de diretor-financeiro e diretor-presidente. Também foi diretor-presidente da Federação da Unimed Mato Grosso Sul e diretor-presidente da Unicred.

Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania: Marcelo Miranda

Marcelo Miranda é formado em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O novo secretário tem pós-graduado em Treinamento Desportivo pela PUC-MG e tem mestrado em Motricidade Humana (Unicamp).

Já foi técnico vice-campeão nacional de handebol em 1989, e levou seus conceitos inovadores à UCDB, onde implantou o primeiro curso de bacharelado de Educação Física do estado e membro efetivo do Conselho Federal de Educação Física.

Escritório de Parcerias Estratégicas: Eliane Detoni

Eliane Detoni é graduada em Arquitetura e Urbanismo, especialista em Gestão Regional e Urbana pela UFMS e Direito Urbanístico e Ambiental ENSUR/IBAM, especialista em PPP e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP) e pela London School of Economics and Political Secience (LSA), specialista em Negócios e Direito da Infraestrutura pelo Cedin e possui Certificação Internacional CP3P (F) da APMG International.

Atua na área pública desde 1992. Foi professora titular da disciplina de Planejamento Urbano na Universidade Católica Dom Bosco e atuou como consultora em vários municípios, em projetos financiados por organismos multilaterais de crédito.

Formada pelo Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Administração da Fundação Dom Cabral e atualmente é Conselheira da Rede Intergovernamental para o Desenvolvimento das Parcerias Público-Privadas (Rede PPP); membro titular do Conselho Gestor de Parcerias do Estado de Mato Grosso do Sul (CGP); membro titular do Conselho de Orientação da Agência de Regulação de Mato Grosso do Sul (AGEMS) e membro do Infra Women Brazil (IWB).

Secretaria de Direitos Humanos e Assistência Social: Elisa Nobre

Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre é graduada em Serviço Social pela Universidade Católica Dom Bosco, com especialização em Gestão de Políticas Públicas Sociais e mestrado em Educação, atuando nos seguintes temas: Política Pública, Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS, Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, monitoramento e avaliação, Terceiro Setor, Educação, Formação de Professores, Migração e Memória.

Foi professora EAD e coordenadora-adjunta do curso de Serviço Social EAD da Universidade Anhanguera-Uniderp (2009-2012); Coordenadora do Curso de Serviço Social EAD da Universidade Anhanguera-Uniderp (2012-2014). Atualmente é secretária-adjunta da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST/MS).

Secretaria de Educação: Helio Queiroz Daher

Hélio Queiroz Daher é graduado em Geografia, especialista em gestão escolar pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É professor efetivo na Prefeitura de Campo Grande.

Durante o mandato de Reinaldo Azambuja, Helio foi coordenador de Educação Básica da Secretaria de Educação, superintendente de Gestão da Rede e Normatização da Secretaria Educação e superintendente de Orçamento e Finanças da pasta.

Desempenha as funções de superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SUPED/SED), conselheiro-presidente do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (CEE/MS) e Conselheiro-membro do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCEE).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários