Quinta, 19 de Setembro de 2024

STF multa rede social X em R$ 5 milhões por dia e suspende acesso de servidores cloudflare

Decisão de Alexandre de Moraes é resultado do descumprimento de bloqueio judicial e envolve intimações a empresas de Elon Musk

19/09/2024 às 10h04
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aplicou uma multa diária de R$ 5 milhões à rede social X por burlas ao bloqueio judicial imposto no Brasil. A decisão, publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (19), também suspende o acesso à plataforma por servidores da Cloudflare, utilizados para driblar as restrições.

Continua após a publicidade
Anúncio

A Anatel informou na quarta-feira (18) sobre o descumprimento, levando Moraes a emitir intimações tanto para a X Brasil Internet Ltda. quanto para a Starlink Brazil Serviços de Internet Ltda., ambas controladas pelo bilionário Elon Musk. O ministro classificou a conduta como "dolosa, ilícita e persistente", destacando que o desrespeito às ordens judiciais foi admitido por Musk em publicações na própria plataforma.

Moraes reiterou que não há dúvidas sobre a intenção de Elon Musk de desrespeitar o Judiciário brasileiro, apontando que a estratégia para burlar a ordem judicial foi claramente identificada pela Anatel. Ele também intimou novamente os representantes da X no Brasil, enfatizando a necessidade de cumprimento das decisões judiciais e a suspensão das atividades da rede no país.

Com a multa sendo contabilizada a partir de hoje, o total devido pela rede social crescerá a cada dia de descumprimento, conforme os termos estabelecidos pelo ministro.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários