Mato Grosso do Sul enfrenta uma grave epidemia de Dengue, com 19.060 casos prováveis registrados até a 37ª semana epidemiológica de 2024, dos quais 15.839 foram confirmados. De acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira (19), 29 óbitos foram confirmados em decorrência da doença, enquanto outros 16 casos estão sob investigação.
Nos últimos 14 dias, a incidência média de Dengue não foi alta em nenhum município, embora Selvíria e Paraíso das Águas tenham apresentado incidência média. Os óbitos ocorreram em várias cidades, incluindo Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia e Dourados, com 15 das vítimas apresentando comorbidades.
O estado tem avançado na vacinação contra a Dengue, com 88.869 doses já aplicadas. Ao todo, Mato Grosso do Sul recebeu 173.140 doses do Ministério da Saúde. A vacinação é composta por duas doses, com intervalo de três meses, e é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, que representam a faixa etária com maior número de hospitalizações.
Além da Dengue, Mato Grosso do Sul registrou 3.222 casos prováveis de Chikungunya, com 887 confirmações e nenhuma morte até o momento. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) alerta sobre a importância de não se automedicar. Ao apresentar sintomas de Dengue ou Chikungunya, a orientação é buscar atendimento em uma unidade de saúde.
Diante da gravidade da situação, a mobilização das autoridades e a adesão da população às campanhas de prevenção e vacinação são essenciais para conter a propagação das doenças e proteger a saúde pública.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.