Quarta, 12 de Novembro de 2025

Lula faz ações da Petrobras caírem 6% com revogação de 8 privatizações

Ibovespa fecha 1º pregão do ano em queda de 3%

02/01/2023 às 18h15 Atualizada em 03/01/2023 às 08h04
Por:
Compartilhe:
Ibovespa chegou aos 106.376,02 pontos
Ibovespa chegou aos 106.376,02 pontos

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou aos novos ministros que sejam tomadas providências para revogar os atos que dão seguimento às privatizações de estatais.

O despacho publicado nesta segunda-feira (2) justifica a medida em razão de uma “necessidade de assegurar uma análise rigorosa dos impactos da privatização sobre o serviço público ou sobre o mercado no qual está inserida a referida atividade econômica”.

De fato, o governo petista está mais preocupado em desfazer o que o presidente Jair Bolsonaro fez ao longo do seu mandato, a ter que prosseguir com a benfeitorias deixadas por ele, uma delas foi a isenção de impostos sobre combustíveis.

Lula, até pretendia voltar com os impostos a partir de 1º de janeiro, mas após a denúncia do presidente em sua live, teve que recuar e prorrogar um pouco mais.

Veja a lista de empresas que devem ser incluídas nesta determinação:

  1. Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT;
  2. Empresa Brasil de Comunicação – EBC;
  3. Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência – Dataprev;
  4. Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. – Nuclep;
  5. Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro;
  6. Armazéns e os imóveis de domínio da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab constantes do Anexo ao Decreto nº 10.767, de 12 de agosto de 2021;
  7. Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras; 
  8. Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. – Pré-Sal Petróleo S.A. – PPSA

Com base nas empresas listadas, a adoção de medidas para interromper a desestatização das companhias foi instada aos ministros da Casa Civil, da Agricultura e Pecuária, de Minas e Energia, das Comunicações, da Fazenda, da Previdência Social e ao secretário de Comunicação Social, além do presidente do PPI.

Após a publicação do despacho, as ações da Petrobras chegaram a cair mais de 6% nesta manhã, com os investidores ainda de olho nas ações do futuro presidente da companhia, Jean Paul Prates.

Ibovespa em queda

O Ibovespa fechou em queda em seu primeiro pregão do ano e primeiro desde sob influência de Lula do PT. O principal índice da bolsa brasileira registrou baixa de 3,06%, aos 106.376,02 pontos.

O mercado repercutiu o discurso de Lula ao assumir o comando do Palácio do Planalto pela terceira vez, que voltou a criticar a regra do teto de gastos e prometendo revogá-la.

Nesta segunda-feira, Lula determinou a ministros que adotem providências para revogar atos que dão andamento à privatização de uma série de estatais, como Petrobras, Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) e Correios.

As ações ordinárias da petroleira encerraram o dia com 6,67% de desvalorização, enquanto as preferenciais com 6,45%. No último dia 30, o presidente anunciou a indicação do senador Jean Paul Prates (PT-RN) para comandar a companhia em seu governo.

O dólar fechou em alta de 1,52% nesta segunda-feira (2), cotado a R$ 5,358, começando 2023 em alta em meio a receios do mercado financeiro sobre novas críticas ao teto de gastos e medidas para travar privatizações por parte do recém-empossado presidente.

Essa foi a maior valorização diária desde 25 de novembro (alta de 1,838%) e patamar de encerramento mais alto desde 28 de novembro (R$ 5,364).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários