O presidente de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, de 68 anos, retornou ao seu país sem se encontrar com o petista Luiz Inácio Lula da Silva. A reunião estava marcada para às 15h de segunda-feira (2) no Palácio do Itamaraty, mas foi cancelada momentos antes de acontecer.
O incidente teria deixado o político extremamente irritado.
De acordo com pessoas que acompanharam a comitiva angolana, Lourenço chegou ao Brasil na última sexta-feira (30) e acompanhou a posse de Lula com outros 17 chefes de estado.
Ele chegou a participar da cerimônia promovida pela Presidência da República no Palácio do Itamaraty no domingo, dia 1°.
Na tarde de segunda, quando alguns componentes da comitiva do presidente angolano já haviam deixado o hotel Royal Tulip e começavam a embarcar nos veículos para a reunião que aconteceria no Palácio do Itamaraty, que fica a cerca de 5 quilômetros de distância, foram informados sobre o cancelamento.
Lourenço ficou irritado com a atitude de Lula e retornou para Angola, sem remarcar uma nova data para a reunião.
Depois de Brasília, o angolano havia uma programação anterior em que Lourenço se dirigiria para o litoral baiano, na cidade de Trancoso, para encontrar o restante da família que passa férias no local, entretanto, após se irritar, mudou de ideia e acabou indo direto para a capital angolana, Luanda.
A embaixada de Angola no Brasil confirmou que o presidente embarcou na manhã desta terça-feira (3), mas não forneceu mais detalhes sobre a suposta irritação do presidente. O Itamaraty foi consultado para comentar o ocorrido, mas até o momento não retornou o contato da reportagem.