Domingo, 14 de Setembro de 2025

Reforma tributária é fundamental à reindustrialização, diz Alckmin

No Governo Bolsonaro a produção industrial alcançou 11,3% das riquezas geradas no país

04/01/2023 às 09h34 Atualizada em 05/01/2023 às 09h35
Por:
Compartilhe:
Atualmente, 69% do setor corresponde a investimentos de pesquisa e desenvolvimento do Brasil
Atualmente, 69% do setor corresponde a investimentos de pesquisa e desenvolvimento do Brasil

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, assumiu o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, no dia 3, a pasta responderá por parte das tarefas que, durante o governo de Jair Bolsonaro, estavam sob a responsabilidade do Ministério da Economia.

Alckmin falou sobre à industrialização do país e suas prioridades, cujas funções acumulará com as de vice-presidente, durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto.

Para Alckmin, o setor produtivo exige a simplificação das regras do sistema tributário de forma a favorecer a competitividade nacional. - “O esforço de reindustrializar o Brasil, para aperfeiçoar ainda mais a nossa agroindústria e todo o parque industrial”.

De acordo com o vice-presidente e ministro, após ter induzido o crescimento econômico do país durante boa parte do século 20, a indústria brasileira começou a perder espaço a partir dos anos 1980.

A partir do governo Bolsonaro, em 2021, a produção industrial brasileira voltou a crescer e alcançou 11,3% das riquezas geradas no país - 69% do setor responde por tudo o que é investido em pesquisa e desenvolvimento no país, cerca de um terço da arrecadação tributária.

"As graves mudanças climáticas, o pós-covid e a guerra na Europa [entre Rússia e Ucrânia] indicam a premência de uma política de reindustrialização consensuada com o setor produtivo, a academia, a sociedade e a comunidade internacional”, disse Alckmin.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários