Sexta, 18 de Outubro de 2024

Campo Grande retoma distribuição de suplementos nutricionais para pacientes com deficiência

Mães celebram a volta do fornecimento de fórmulas e fraldas após protestos desde março

17/10/2024 às 12h18
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Jéssica Fernandes
Foto: Jéssica Fernandes

O município de Campo Grande anunciou a retomada da distribuição dos suplementos alimentares essenciais para pacientes atendidos pela rede pública, uma demanda que vinha sendo reivindicada por mães de crianças com deficiência desde março. A distribuição das fórmulas Ketocal e Infatrini começou na semana passada, atendendo a 22 pacientes. Em um novo avanço, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) recebeu, no dia 16 de outubro, novos lotes das marcas Pregomin Pepti, Neoadvance, Aptamil Soja e Alfamino.

Continua após a publicidade
Anúncio

Esses suplementos são fundamentais para pacientes com deficiências neurológicas que não podem se alimentar oralmente, contribuindo significativamente para a prevenção da desnutrição e a manutenção da imunidade. A nutricionista da Sesau, Mariany Barros, ressaltou a importância dessa suplementação, que deve ser escolhida com base na resposta individual de cada paciente. "Existem situações em que a tolerância é individual, então dependemos da avaliação do médico e do nutricionista que estão prescrevendo", afirmou.

Além dos leites e suplementos, o município também reiniciou a distribuição de fraldas no Centro de Especialidades Médicas Presidente Jânio da Silva Quadros, beneficiando cerca de 2 mil pacientes com um investimento superior a R$ 1,1 milhão. A nova fase de fornecimento garantirá itens de higiene e alimentação para pacientes com processos judiciais, um total de 1.500 casos relacionados ao fornecimento de fórmulas especiais e comuns.

De acordo com Isabela Volpe, chefe de gabinete da Sesau, o fornecimento está assegurado por 12 meses, mas a entrega será ajustada conforme a disponibilidade dos produtos. "O juiz determina uma quantidade ‘X’ por mês. Nós vamos dispensar conforme o fluxo de entrega", explicou.

A retomada da distribuição representa um alívio significativo para as famílias afetadas, que agora têm acesso aos itens essenciais para a saúde e o bem-estar de seus filhos.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e sigua nossas redes sociais.

*Com informações Campo Grande MS

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários