O deputado federal Marcel Van Hattem (Novo), está coletando assinaturas para criar uma CPI do “Abuso de Autoridade” sobre as atuações do Supremo Tribunal Federal - STF e Tribunal Superior Eleitoral - TSE, para ouvir as vítimas do Judiciário.
O alvo será o ministro do STF, Alexandre de Moraes, que aplica uma série penalidades de maneira abusiva contra qualquer cidadão que manifesta opinião contrária a dele. O ministro tem manifestado claramente seu apoio a Luiz Inácio Lula da Silva, tanto que participou de sua comemoração de diplomação, na casa do empresário Kakay, em Brasília.
Entre os depoentes da CPI, serão convidados o presidente Jair Bolsonaro e o empresário Luciano Hang, como testemunhas, caso a CPI seja criada.
Em novembro, o parlamentar conseguiu coletar as 171 assinaturas necessárias, porém, terá que coletar novamente já que a Câmara iniciará uma nova legislatura no dia 1º de fevereiro.
Van Hattem, espera alcançar novamente a quantidade mínima, pois o PL, partido de Bolsonaro, elegeu a maior bancada do congresso.
O parlamentar também espera conseguir assinaturas no Senado para a instauração de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), com participação de deputados e senadores.