
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas e ventos intensos que afetam 10 estados do Brasil nesta terça-feira (22). O aviso, que classifica Goiás, Acre, oeste do Amazonas e o Distrito Federal como nível laranja, indica riscos significativos, com chuvas entre 30 e 60 mm/h, ventos que podem atingir de 60 a 100 km/h. O alerta é válido até às 10h de quarta-feira (23) e destaca a possibilidade de cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Além dos estados em alerta laranja, Roraima, Rondônia, parte central do Amazonas, Mato Grosso, e pequenas áreas de Belo Horizonte, São Paulo e Mato Grosso do Sul estão sob alerta amarelo. Nessas regiões, são esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/e ventos de 40 a 60 km/h.
A previsão do Inmet indica que, entre a noite de quarta-feira (23) e a madrugada de quinta-feira (24), um ciclone extratropical se formará entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Isso provocará pancadas de chuva no oeste do Paraná e no centro-oeste do planalto sul de Santa Catarina, na medida em que áreas de instabilidade associadas à calor e à umidade interagem com o sistema de baixa pressão.
Na quarta-feira (23), o novo ciclone fluiu a se formar e atuar principalmente pelo oeste e sul do Rio Grande do Sul, com a expectativa de volumes significativos de chuva e ventos fortes à medida que o sistema se intensifica. Na quinta-feira (24), o ciclone deverá ganhar força ao se deslocar para o Uruguai e norte da Argentina, avançando pelo Rio Grande do Sul e causando graves instabilidades, especialmente nas áreas próximas às fronteiras.
As cidades brasileiras nas proximidades do Uruguai, norte da Argentina e Paraguai deverão enfrentar os maiores impactos, com ventos variando de 50 a 70 km/h e rajadas que podem superar os 100 km/h. Em Porto Alegre, a ventania será acompanhada de chuvas, embora menos intensas em comparação com outras regiões do estado.
No entanto, a previsão aponta que, a partir de sexta-feira (25), o ciclone deverá estar em alto-mar, permitindo que o tempo seco e úmido comece predominantemente no Sul do país, exceto no norte do Paraná, que ainda poderá enfrentar instabilidades. A população é orientada a se manter informada sobre as condições prejudiciais e as medidas preventivas para evitar riscos.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.