
A Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campo Grande realiza, no próximo feriado de quarta-feira (20), uma importante campanha de vacinação antirrábica voltada para cães e gatos. O objetivo é alcançar 80% de cobertura vacinal até o final de 2024. A vacinação acontecerá das 8h às 15h em diversos pontos estratégicos da cidade, incluindo dez Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centros Regionais de Saúde (CRSs) e na Praça Ari Coelho.
A ação contará com a supervisão de agentes do CCZ, com apoio de agentes comunitários de saúde e estudantes de medicina veterinária da UFMS, garantindo ampla participação da comunidade. Para não atrapalhar o atendimento nas unidades de saúde, as vacinas serão aplicadas na parte externa dos locais, enquanto na Praça Ari Coelho, a imunização ocorrerá em uma tenda montada especialmente para a campanha.
A raiva é uma doença viral grave, transmitida por mordidas, feridas ou lambidas de animais infectados, podendo ser fatal caso não seja tratado especificamente. O Brasil, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), tem a meta de eliminar a raiva humana transmitida por cães até 2026. Em Campo Grande, já foram registrados 14 casos de raiva em morcegos entre 2010 e 2024, reforçando a importância de ações preventivas como esta.
Até agora, a campanha já vacinou 34% dos cães e 24% dos gatos da cidade, com a meta de imunizar mais de 250 mil animais. Quem não puder vacinar seus animais de estimação no dia 20, poderá se dirigir ao CCZ, que fica na Avenida Filinto Müller, nº 1.601, Vila Ipiranga. O local oferece atendimento diário, inclusive nos finais de semana e feriados.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o site semraiva.com.br para mais informações sobre a raiva e o andamento da campanha.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.