Quinta, 21 de Novembro de 2024
Publicidade

Frente fria e corredor de umidade intensificam chuvas com alerta de riscos

Instabilidade atmosférica pode causar alagamentos, quedas de energia e deslizamentos nos próximos dias

21/11/2024 às 11h25
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A formação de uma frente fria e o deslocamento de um corredor de umidade intensificam as chuvas na região Sudeste a partir desta quinta-feira (21). De acordo com a Climatempo, o Rio de Janeiro e o Espírito Santo estão entre os estados mais impactados, com previsão de acumulados de 60 a 80 mm até segunda-feira (25).

Continua após a publicidade
Anúncio

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para chuvas intensas, com precipitações de até 50 mm por dia e ventos de 40 a 60 km/h. A área de risco abrange o estado do Rio, o sul do Espírito Santo e partes de Minas Gerais, onde há possibilidade de alagamentos, quedas de árvores e cortes de energia.

Risco de deslizamentos e impacto em outras regiões

A combinação da frente fria com um cavado — sistema que aumenta a instabilidade atmosférica — potencializa a ocorrência de deslizamentos em áreas vulneráveis. No Norte, as chuvas serão menos intensas, mas algumas regiões, como o Acre e Rondônia, podem registrar até 100 mm no período.

No Nordeste, o clima será predominantemente seco, exceto no centro-sul da Bahia, com acumulados superiores a 50 mm. Já no Centro-Oeste e no Sul, pancadas isoladas marcam o período, com tendência de tempo firme a partir do fim de semana.

As autoridades reforçam a necessidade de atenção às condições climáticas, principalmente nas áreas sob alerta de chuva intensa, para mitigar os impactos dos eventos meteorológicos.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários