O último mês do ano será marcado por temperaturas acima da média na grande parte do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão para dezembro indica dias de calor intenso, especialmente na região Norte, onde as temperaturas podem ultrapassar os 28°C.
Enquanto algumas áreas, como o Sul, terão precipitações abaixo do esperado, com exceção do leste de Santa Catarina e norte do Paraná, outras regiões, como o norte do Mato Grosso, São Paulo e oeste do Piauí, deverão registrar chuvas acima da média. No Nordeste, volumes inferiores a 200 mm são esperados em áreas da Bahia, Maranhão e sul do Piauí.
O impacto não será apenas variável: regiões como Centro-Oeste e Sudeste melhorarão a umidade, favorecendo os cultivos da primeira safra. Já o sudoeste do Mato Grosso, sul do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo podem enfrentar maior distribuição de chuvas, prejudicando a agricultura.
Apesar das irregularidades, o Inmet destaca que as áreas de produção no Norte continuam beneficiadas por chuvas regulares, essenciais para o desenvolvimento das lavouras e da semeadura.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.