Quarta, 10 de Setembro de 2025

Lula falha em promessa de churrasco: alta da carne agrava inflação e prejudica o bolso dos brasileiros

Preço da carne dispara e o sonho do churrasco acessível se torna uma ilusão para as famílias

10/12/2024 às 09h29
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A alta no preço da carne, que subiu 8,02% em novembro, tem sido o grande vilão da inflação e, mais uma vez, expõe as dificuldades enfrentadas pelos brasileiros para manter um dos maiores símbolos de confraternização no país: o churrasco. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o grupo Alimentação e Bebidas foi o principal responsável pela inflação de 0,39% no último mês, com impacto direto no bolso da população.

Prometido como símbolo de prosperidade durante a campanha presidencial de Lula, o churrasco agora se torna cada vez mais inacessível. Cortes tradicionais, como alcatra (9,31%), coxão mole (8,57%) e contrafilé (7,83%), registraram aumentos alarmantes, agravados pela menor oferta de animais para abate e pelo crescimento das exportações, segundo o IBGE.

Inflação que pesa no prato e no bolso

Enquanto o IPCA acumula 4,87% nos últimos 12 meses, ultrapassando o teto da meta para 2024, o brasileiro médio vê seu poder de compra ser corroído. Os custos com alimentação em casa saltaram de 1,22% em outubro para 1,81% em novembro, dificultando ainda mais o acesso a itens básicos.

Outros produtos essenciais também acompanharam a escalada dos preços. O óleo de soja registrou aumento de 11,00% e o café moído, 2,33%. Apenas itens pontuais, como manga (-16,26%) e cebola (-6,26%), trouxeram algum alívio nas prateleiras, mas não o suficiente para equilibrar o orçamento das famílias.

Promessas quebradas e o peso da realidade

O governo Lula, que em campanha evocou o sonho de um churrasco acessível para todos, agora enfrenta uma dura realidade. O aumento da carne e de outros alimentos reflete uma gestão que parece incapaz de proteger o consumidor da volatilidade do mercado e das pressões externas, como o aumento das exportações.

Sem medidas eficazes para conter os abusos, o brasileiro não apenas enfrenta um custo de vida mais alto, mas também vê suas tradições e momentos de celebração ameaçados. O churrasco prometido transformou-se em mais uma promessa distante, deixando claro que as dificuldades econômicas estão longe de serem resolvidas.

A pergunta que fica é: até quando os brasileiros terão que pagar a conta por uma administração que parece desconectada da realidade de quem mais precisa?

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e acesse nossas redes sociais. 

*Com informações Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários