Quarta, 10 de Setembro de 2025
Publicidade

Mato Grosso do Sul recebe 20 mil doses da vacina Zalika e amplia público-alvo de vacinação contra a Covid-19

Novo imunizante será distribuído aos 79 municípios do estado, com foco em grupos prioritários; gestantes e idosos agora fazem parte da rotina de vacinação

12/12/2024 às 10h38
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mato Grosso do Sul recebeu, nesta semana, uma nova remessa de 20 mil doses da vacina Zalika, fabricada pelo Instituto Serum, da Índia, enviadas pelo Ministério da Saúde. A distribuição das doses, que começou na quarta-feira (11), será feita para os 79 municípios do estado, com prioridade para grupos específicos, como indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pessoas imunocomprometidas e profissionais de saúde, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A Zalika é indicada para pessoas a partir de 12 anos e marca a primeira vez que o estado recebe doses deste fabricante, ampliando as opções de imunizantes disponíveis na rede estadual. Frederico de Moraes, gerente de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde (SES), informou que as equipes municipais já foram alinhadas para implementar a nova estratégia de vacinação, com previsão de concluir a distribuição nos próximos dias.

Além da chegada do novo imunizante, o Ministério da Saúde anunciou mudanças no esquema vacinal, incluindo a ampliação do público-alvo. Gestantes e idosos a partir de 60 anos agora integram a vacinação de rotina, com as gestantes recebendo uma dose durante a gestação e os idosos uma dose a cada seis meses. A SES também realiza treinamentos com as equipes municipais para garantir uma implementação eficiente até o final deste ano e ao longo de 2025.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários