Domingo, 31 de Agosto de 2025
Publicidade

River Plate volta à liderança do ranking da Conmebol; Joinville amarga última posição

Palmeiras perde posição de número 1, enquanto Joinville fecha lista de 280 clubes avaliados

17/12/2024 às 09h49
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O River Plate voltou ao topo do ranking de clubes da Conmebol, superando o Palmeiras, que liderava desde 2023. O tempo argentino garantiu a posição ao chegar à semifinal da Libertadores 2024, enquanto os brasileiros foram eliminados nas oitavas.

Na outra ponta da tabela, o Joinville ocupa a 280ª e última colocação, resultado de sua única participação em uma competição Sul-Americana, na Copa Sul-Americana de 2015, quando foi eliminado pelo Athletico-PR na segunda fase.

Critérios e impacto no sorteio de competições

O ranking, que avalia histórico e desempenho nos últimos 10 anos, será usado para definir os potes no sorteio dos grupos da Libertadores e Sul-Americana de 2025. Entre os brasileiros, o Botafogo, atual campeão da Libertadores, será cabeça de chave, enquanto Corinthians e Bahia disputarão as fases preliminares.

Top 5 do ranking

  1. River Plate (ARG)
  2. Palmeiras
  3. Boca Juniors (ARG)
  4. Flamengo
  5. Penarol (URU)

Com uma fórmula de classificação complexa, o ranking considera desde títulos de competições da Conmebol até o desempenho recente, o que explica a queda de clubes como Palmeiras e o salto do Botafogo para a 21ª posição.

A lista também destaca o domínio argentino e brasileiro, com vezes como Boca Juniors, Flamengo e São Paulo compondo os primeiros apresentados, enquanto equipes como o Joinville mostram a distância entre as elites do futebol continental e os clubes que ainda lutam para marcar presença em competições internacionais.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e acesse nossas redes sociais.

*Com informações Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários