Quarta, 05 de Fevereiro de 2025
Publicidade

Paraná + Viagem leva 110 pessoas a passeio gratuito às praias de água doce do Noroeste

Grupo de idosos moradores de Floraí pôde viver momentos inesquecíveis. Programa também beneficia estudantes, grupos de apoio e outros públicos, pe...

20/01/2025 às 15h40
Por: WK Notícias Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: SETU
Foto: SETU

A primeira viagem de 2025 do Programa Paraná + Viagem levou 110 pessoas de Floraí à praia de água doce de Porto Rico, no Noroeste do Estado. Por meio do programa, o passeio foi gratuito e destinado a pessoas idosas, proporcionado momentos inesquecíveis aos que, muitas vezes, não têm condições de arcar com os custos. Criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu), o Paraná + Viagem tem foco em turismo com inclusão social, beneficiando, além de idosos, também estudantes, grupos de apoio social entre outros públicos.

Continua após a publicidade
Anúncio

Porto Rico, conhecido por suas praias de água doce em meio a um lindo cenário, fica localizado às margens dos rios Paraná e Paranapanema. A viagem foi dia 15 de janeiro e ofereceu momentos de descanso, integração e diversão aos participantes, que visitaram um parque aquático, as prainhas, utilizaram serviços locais e conheceram demais atrativos da região, movimentando o comércio e os serviços ligados ao setor.

O secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes, reforça que o programa fortalece o turismo no Estado, gerando oportunidades, melhor qualidade de vida e movimentando a economia local. ”Essas viagens oportunizam aos paranaenses conhecerem mais das riquezas do próprio Estado, promovendo o senso de pertencimento, especialmente os que residem em municípios que não contam com tantos atrativos locais", destacou.

“Para este ano, o nosso foco é expandir ainda mais o alcance dessa iniciativa, reforçando o compromisso em utilizar o turismo como uma ferramenta de integração social e crescimento econômico. Vamos seguir apostando em iniciativas que aproximem o turismo das pessoas, fortalecendo essa identidade regional tão importante ao Estado e projetando o Paraná como um destino acolhedor, diverso e acessível para todos”, completou.

OPORTUNIDADE– Pelo programa Paraná + Viagem, as prefeituras participantes devem desenvolver um Plano de Trabalho e, após a aprovação, recebem recursos do Tesouro para promoverem viagens dentro do Estado. Os passeios têm como foco a inclusão social, qualidade de vida dos viajantes e democratização do acesso ao lazer, além do fortalecimento do turismo paranaense. Os recursos podem ser usados para despesas como alimentação, hospedagem, transporte, guia de turismo e seguro viagem.

Edna Contin, prefeita de Floraí, destacou a oportunidade de participar do Paraná + Viagem. “É muito importante o foco deste programa que oportuniza à nossa população conhecer grandes destinos turísticos, como as praias de água doce em Porto Rico, na região Noroeste. O Paraná + Viagem faz toda a diferença em nosso município”, disse.

OUTRAS VIAGENS– No ano passado, Floraí já havia participado de outras viagens para atrativos paranaenses. Uma delas foi com destino a Foz do Iguaçu, na região Oeste, onde o grupo teve a oportunidade de conhecer de perto as Cataratas do Iguaçu – uma das Sete Maravilhas do Mundo e eleita em 2024 como o principal atrativo do Brasil e da América do Sul pela plataforma TripAdvisor.

Continua após a publicidade

João Antônio Martins, secretário de Assistência Social do município, comenta que participar do programa é marcante. Segundo ele, no caso da viagem à Foz do Iguaçu, o passeio foi conduzido por sentimentos variados, pois aquela foi a primeira vez que os participantes visitaram a terra das Cataratas.

“No ano passado conseguimos levar a nossa melhor idade a Foz do Iguaçu, realizando um sonho de muitas pessoas daquele grupo. Durante a visita, percebemos a relevância social dessa iniciativa, porque víamos no semblante deles a felicidade e a emoção ao visitar lugares como a Itaipu Binacional, as Cataratas, o Parque das Aves e outros atrativos. Fica o nosso reconhecimento e agradecimento ao Governo do Estado”, comentou.

PRÓXIMAS– Para o primeiro mês do ano, outra viagem pelo programa já está marcada. No dia 28 de janeiro será a vez de 92 idosos de Boa Esperança (Oeste) conhecerem os atrativos do Litoral paranaense. O grupo vai visitar o município de Guaratuba, um dos principais destinos turísticos do Estado, com retorno programado para o dia 31.

HISTÓRICO– Com investimento aproximado de R$ 1,9 milhão, em 2024 o programa se destacou como uma iniciativa inovadora, com foco na impulsão do turismo interno e inclusivo. No ano passado, mais de 1,8 mil pessoas , de 27 municípios, foram beneficiadas pelo programa e tiveram a oportunidade de viajar gratuitamente.

VIAJA + 60– Alguns passeios realizados fazem parte do projeto Viaja + 60, um braço do programa Paraná + Viagem, focado exclusivamente no público idoso. Viabilizado por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), este projeto promove o turismo rodoviário acessível e enriquecedor para a população com mais de 60 anos, incentivando também o bem-estar, inclusão social e o desenvolvimento econômico das regiões paranaenses. Devem acontecer outras viagens com o projeto da Semipi ao longo de 2025.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários