Quarta, 05 de Fevereiro de 2025
Publicidade

Academia de Beisebol Yakult/CBBS celebra parceria com a MLB para treinar atletas

A Major League Baseball selecionou 50 atletas brasileiros para serem treinados em 2025 no Centro de Treinamento de Ibiúna, no interior de São Paulo

05/02/2025 às 14h48
Por: WK Notícias Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Crédito: Divulgação CBBS
Crédito: Divulgação CBBS

No dia 4 de fevereiro, a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) assinou uma nova parceria com a Major League Baseball (MLB), dos Estados Unidos, para dar suporte aos atletas que treinam no Centro de Treinamento/Academia de Beisebol Yakult/CBBS localizado na cidade de Ibiúna, no interior de São Paulo.

Continua após a publicidade
Anúncio

O evento reuniu o presidente da Yakult do Brasil Atsushi Nemoto, o presidente da CBBS Thiago Caldeira, o vice-presidente sênior Amateur & Medical – Baseball Operations da MLB John D’Angelo e convidados como André Riezo (ex-jogador e atual representante da MLB no Brasil) e Nelson Cruz (ex-jogador da MLB). Na cerimônia foi apresentado o projeto conjunto das duas entidades, cujo objetivo é o treinamento de atletas de alto rendimento.

A Major League Baseball escolheu 50 jogadores para o projeto em parceria com a CBBS em 2025. As seletivas foram realizadas em agosto do ano passado nas cidades de São Paulo, Atibaia, Presidente Prudente, Marília e Ibiúna (Estado de São Paulo), além de Rio de Janeiro, Recife (Pernambuco), Curitiba e Londrina, ambas no Paraná. “Os atletas de 12 a 16 anos de idade foram avaliados a partir de vários testes físicos e técnicos, e foram escolhidos os melhores”, acentua o presidente da CBBS, Thiago Caldeira.

Por meio da parceria, a Major League Baseball dará bolsa completa para os 50 atletas, com direito a frequentarem escola particular, receberem alimentação, moradia, transporte e material de beisebol, assim como treinamento de alto rendimento e atendimento de fisioterapia e psicólogo. Além disso, a entidade trará dois treinadores (ex-jogadores da MLB) para a comissão técnica.

O presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto, destaca a importância dessa nova parceria da CBBS com a MLB para ampliar ainda mais a qualidade dos treinamentos no CT/Academia. “Sabemos que a prática de atividades físicas é fundamental para uma boa qualidade de vida. Por isso, em 1999 inauguramos o Centro de Treinamento na cidade de Ibiúna e firmamos parceria com a CBBS, pois acreditamos que o esporte é muito importante para a formação de jovens e crianças”, ressalta.

O vice-presidente sênior Amateur & Medical – Baseball Operations da MLB, John D’Angelo, afirma que a entidade está muito animada para expandir a parceria com a CBBS. “Trouxemos recursos novos para ajudar a elevar o nível do beisebol no Brasil e nosso objetivo é ter mais jogadores brasileiros na MLB e também jogando pelo Brasil”, acentua.

O presidente da CBBS, Thiago Caldeira, acrescenta que a MLB também fez um grande investimento na área de tecnologia de beisebol e trouxe os melhores aparelhos do mercado para o CT/Academia Yakult/CBBS. “A MLB também remodelou toda a academia de musculação com aparelhos da melhor qualidade, além de trazer uma grande quantidade de materiais de beisebol”, relata.

Continua após a publicidade

Celeiro de talentos

Nos últimos três anos, mais de dez jogadores oriundos do CT/Academia de Beisebol Yakult/CBBS conseguiram contratos com equipes profissionais, além de bolsas de estudos integrais em universidades norte-americanas e japonesas. Em 2024, por exemplo, dois atletas originários do time de Atibaia que treinavam no CT/Academia assinaram contratos com times estrangeiros.

Em janeiro, Vinicius dos Santos (então com 16 anos), firmou seu primeiro contrato profissional com vínculo de sete anos com o San Francisco Giants, na República Dominicana. Em março, o arremessador Mathias Yuzo Sato, na época com 17 anos, assinou seu primeiro vínculo profissional para jogar por sete anos com o Seattle Mariners, nos Estados Unidos.

Tradição

Tradicional apoiadora de beisebol no Japão, onde mantém o time profissional Tokyo Yakult Swallows – vencedor de cinco títulos da liga Nippon Professional Baseball –, a Yakult investe neste esporte no Brasil desde 1999, quando foi inaugurado o CT/Academia. Desde o ano 2000, a empresa mantém parceria com a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) para a coordenação esportiva do Centro de Treinamento.

“Nosso objetivo com essa ação de responsabilidade social é estimular o gosto pelo beisebol e softbol em crianças e jovens brasileiros, além de estimular atletas profissionais para a consolidação da carreira neste esporte”, afirma o presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto. A parceria com a CBBS tem ajudado a proporcionar aos jovens praticantes do beisebol a oportunidade de gostarem ainda mais do esporte e de se profissionalizarem na área.

O Centro de Treinamento/Academia de Beisebol da Yakult possui 226 mil metros quadrados de área total. O estádio comporta três mil pessoas e possui três campos oficiais, salas de musculação, de fisioterapia e de treinamentos, quadras poliesportivas e estacionamento para mil carros. “No CT/Academia são treinados os melhores atletas de beisebol do Brasil, de 13 a 18 anos de idade, além de ser a sede dos treinamentos das seleções nacionais desde a categoria de base até os adultos”, acentua o coordenador técnico da CBBS, Ricardo Iguchi.

Sobre a Yakult

Fundada em 1955 pelo médico e pesquisador Minoru Shirota, a Yakult Honsha, sediada em Tóquio, no Japão, pesquisa os microrganismos probióticos promotores da saúde. Presente em 40 países e regiões, a marca faz parte dos hábitos alimentares diários de mais de 40 milhões de consumidores no mundo. A filial brasileira completa 57 anos em 2025.

Para outras informações, basta acessar o site: www.yakult.com.br ou as redes sociais da empresa: Facebook/yakultbrasiloficial,  Instagram@yakultbrasil e TikTok/yakultbrasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários