O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), criticou duramente a postura do governo federal em relação à alta nos preços dos alimentos. Em publicação na rede social X, nesta sexta-feira (7), Motta afirmou que "a população está sofrendo muito com o preço da comida" e defendeu o controle dos gastos públicos como solução para reverter a crise.
A declaração veio após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugerir que os brasileiros evitassem alimentos caros para driblar a inflação. Para Hugo Motta, a fala é insuficiente e ignora a necessidade de medidas mais robustas. "A alta no preço dos alimentos não será resolvida com paliativos, mas com o governo demonstrando responsabilidade com as despesas e cortes de gastos", disparou.
O parlamentar destacou ainda que a elevação dos preços está diretamente ligada à política internacional e à alta do dólar, reforçando que soluções estruturais são indispensáveis. "Isso requer de nós responsabilidade e uma discussão aprofundada para que as soluções sejam encontradas", pontuou.
O Congresso Nacional, segundo Motta, está preocupado com a escalada no custo dos alimentos e cobra medidas efetivas do Executivo. A crítica expõe mais uma vez o desgaste entre os poderes e evidencia a crescente pressão sobre o governo Lula para equilibrar as contas públicas e conter os impactos da inflação na mesa dos brasileiros.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações CNN