Sábado, 06 de Setembro de 2025
Publicidade

Perillo chega ao MS para defender sobrevivência do PSDB em meio a críticas internas e desafios políticos

O Presidente nacional do PSDB tenta convencer as lideranças do MS a permanecerem na sigla, enquanto o partido busca alternativas para não desaparecer após o fim da federação com o Cidadania

13/02/2025 às 11h07
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, desembarca em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (13), com uma missão delicada: convencer as lideranças tucanas do estado a permanecer na sigla, que enfrentam sérios desafios internos e externos. Sua visita ocorre um dia após divulgar uma nota esclarecendo que o PSDB não vai desaparecer, em resposta às críticas de membros do partido que se opõem à ideia de uma fusão que, na prática, significaria o fim da legenda.

Em sua nota, Perillo destacou a importância do PSDB para a política brasileira, reafirmando o compromisso com os 1,35 milhão de filiados e a história do partido. “O PSDB não vai desaparecer. Em respeito aos afiliados e à história de todos que ajudaram a fundar e a construir o partido que fez as reformas mais importantes do Brasil, o PSDB vai continuar existindo. Vamos continuar dialogando com os demais partidos que estão no centro do espectro político brasileiro para construir uma alternativa aos extremos, garantindo a identidade do PSDB”, escreveu o presidente da sigla.

A visita de Perillo ocorre em um momento de indefinição sobre o futuro do PSDB em Mato Grosso do Sul, o único estado onde a sigla ainda possui relevância política. As lideranças locais estão cada vez mais descrentes sobre a continuidade do partido e estudam a possibilidade de migração para outras legendas. Além disso, o PSDB está tentando ampliar sua federação com outros partidos, já que uma parceria com o Cidadania terminou no início do ano. No entanto, as chances de expandir a sigla são pequenas, o que dificulta ainda mais a permanência de suas lideranças.

Essa situação é preocupante para o PSDB em MS, especialmente porque o governador Reinaldo Azambuja já se comprometeu a fortalecer o Partido Liberal (PL) no estado e, recentemente, o vice-governador Barbosinha se filiou ao PSD, em um movimento que também contou com o apoio do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab.

Perillo, por sua vez, tem se indicado para evitar a dissolução do PSDB, embora tenha adiado para março a decisão final sobre o futuro da sigla. Com isso, deputados e lideranças locais deverão esperar até o próximo ano, quando a janela partidária permitir que realizem uma troca de partidos sem perder o mandato.

Diante desse cenário, a visita de Perillo ao Mato Grosso do Sul tem um papel crucial para tentar reverter o clima de incerteza e preservar a identidade do PSDB, enquanto o partido busca alternativas para continuar relevante na política nacional.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

*Com informações Investiga MS

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários