Sexta, 05 de Setembro de 2025
Publicidade

PT rompe com Gleisi e Lula e retoma eleições diretas para lideranças

Decisão do diretório nacional marca fim do modelo híbrido e devolve protagonismo aos filiados no comando do partido

17/02/2025 às 18h15
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou nesta segunda-feira (17), durante reunião de seu diretório nacional, a retomada do modelo de eleições diretas para a escolha das instâncias partidárias. A medida, que marca uma ruptura com o sistema híbrido adotado nas últimas duas eleições, foi aprovada por 61 votos a 24, consolidando uma mudança no direcionamento interno do partido.

A decisão surge após semanas de debates intensos entre as diferentes correntes internas do PT. Enquanto grupos como a Democracia Socialista e a Resistência Socialista defendiam a manutenção do modelo híbrido, o retorno às eleições diretas foi impulsionado por lideranças como o ex-ministro José Dirceu, que fez campanha ativa em favor da proposta.

O deputado Jilmar Tatto (SP), secretário nacional de Comunicação do PT, comemorou a mudança: “É mais democrática. Nele, o filiado vota desde o presidente nacional do PT até a direção municipal. É o direito pleno do filiado. Nada de eleição indireta”, destacou.

Nas últimas duas eleições partidárias, realizadas em 2017 e 2019, a deputada Gleisi Hoffmann foi eleita e reeleita como presidente do partido, com apoio direto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sob o sistema híbrido. A decisão de agora reflete uma tentativa de ampliar a participação da base do partido em processos decisórios cruciais.

O novo modelo será aplicado nas próximas eleições internas do partido, sinalizando um esforço do PT em resgatar suas raízes participativas e fortalecer o engajamento dos filiados em todos os níveis de representação partidária.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações CNN

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários