Sexta, 23 de Janeiro de 2026

Entrega de corpos de reféns israelenses mortos pelo Hamas marca novo capítulo nas negociações de cessar-fogo

Quatro vítimas, incluindo uma criança de 8 meses, são devolvidas a Israel enquanto negociação de trégua se arrasta

20/02/2025 às 09h36
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Na manhã desta quinta-feira (20), o Hamas entregou à Cruz Vermelha os corpos de quatro reféns israelenses mortos no cativeiro, incluindo Shiri Bibas, de origem argentina, seus filhos Kfir, de 8 meses, e Ariel, de 4 anos, além de Oded Lifschitz, um idoso também morto enquanto estava sob custódia do grupo. Os caixões com os restos mortais dos reféns estão sendo transportados para Israel, onde as famílias aguardam o processo de identificação formal, que pode durar até dois dias.

Os militares israelenses planejaram realizar uma cerimônia fúnebre antes da análise da identidade dos corpos para confirmar a meio de testes de DNA. A cerimônia foi solicitada pelas famílias, que estão em luto pela perda de seus entes queridos, após mais de um ano de angústia desde o sequestro.

A entrega, que não foi transmitida ao vivo pelos meios de comunicação israelenses, ocorre em um momento delicado, enquanto Israel celebra a recente liberação de 24 reféns vivos. No entanto, o ato também serve como um lembrete da tragédia que continua a marcar a guerra, com muitas famílias ainda sofrendo a perda de seus entes queridos.

O caso da família Bibas, em particular, se tornou um símbolo da tragédia dos reféns israelenses desde o ataque de 7 de outubro de 2023. O pai, Yarden Bibas, havia sido libertado no início de fevereiro. Agora, com a entrega dos corpos, o país se prepara para o próximo estágio das negociações de cessar-fogo, que entram em sua fase final e devem culminar em um novo acordo até o início de março.

Em um anúncio recente, o líder do Hamas, Khalil al-Hayya, afirmou que seis reféns israelenses serão libertados no sábado (22), em troca de centenas de prisioneiros palestinos detidos por Israel. As negociações para esse novo acordo seguem com tensão, enquanto o mundo aguarda um possível avanço no fim da violência.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

*Com informações Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana
Venezuela x EUA Há 2 meses Em Internacional

Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana

Alerta aéreo, movimentação naval americana e sinais de guerra psicológica elevam o risco de uma operação ativa; oposição venezuelana observa e calcula seus próximos passos
Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional
Acidente Há 2 meses Em Internacional

Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional

O Jato Embraer ERJ-145, operado pela Airjet Angola, saiu da pista e pegou fogo durante o pouso em Kolwezi, na República Democrática do Congo, com o ministro da Mineração, Louis Watum Kabamba, e membros de sua equipe a bordo. Todos conseguiram evacuar antes que as chamas tomassem a aeronave. Autoridades investigam as causas do grave incidente, que repercute no setor aéreo internacional. Avião da Embraer com Ministro a Bordo Pega Fogo no Congo; Todos Sobrevivem
Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região
Política Há 2 meses Em Internacional

Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região

Primeiro turno mostrou uma forte fragmentação — a soma das candidaturas de direita dominou a disputa e deixa Kast em posição de favorito rumo ao segundo turno em 14 de dezembro. O resultado reposiciona a região ideologicamente e acende o debate sobre união das direitas e capacidade de coalizão da esquerda
Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país
Internacional Há 2 meses Em Internacional

Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país

Intercâmbio comercial os países foi de US$ 40,5 milhões em 2024