Domingo, 23 de Fevereiro de 2025

Hugo Motta endurece o tom e cobra regras de convivência após confusão no Plenário

Primeira crise de Hugo Motta na presidência expõe conflitos entre bancadas e leva a regras mais rígidas

23/02/2025 às 14h27
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em sua primeira grande crise como presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) precisou impor sua autoridade para conter uma sessão caótica no plenário. O episódio ocorreu na última quarta-feira (19), quando um bate-boca entre governistas e oposição interrompeu o discurso do líder do PT, Lindberg Farias (PT-RJ), e levou à suspensão da sessão.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com o plenário em desordem, a deputada Delegada Katarina (PSD-SE), que presidia a sessão no momento, não conseguiu conduzir os trabalhos. Hugo Motta, ao reassumir a presidência, repreendeu duramente os parlamentares. “Se acham que sou um presidente frouxo, vocês não me conhecem. Não tolerarei ataques pessoais ou atitudes para aparecer”, declarou, deixando claro que não haverá complacência para quem tumultuar o ambiente.

Os embates no plenário têm sido constantes neste início de ano legislativo, com disputas acirradas envolvendo o aumento no preço dos alimentos, a denúncia contra Jair Bolsonaro pela PGR, e os pedidos de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro. Durante as discussões, deputados usaram cartazes e bonés como forma de protesto, desafiando as normas regimentais.

Em resposta, Motta anunciou medidas rigorosas, incluindo a exigência de trajes formais para acesso ao plenário e a aplicação de punições disciplinares severas, como a suspensão de congressistas por até seis meses. “Deputados que desrespeitarem as regras do regimento não permanecerão no plenário”, afirmou.

A crise expôs as dificuldades de conciliar uma Casa dividida, mas Hugo Motta parece determinado a reforçar o decoro parlamentar, mesmo que isso signifique adotar medidas impopulares.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Metrópoles

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários