Sexta, 05 de Setembro de 2025
Publicidade

Gleisi Hoffmann acusa 'articulação bolsonarista' de atacar a soberania nacional com lei nos EUA

Gleisi Hoffmann chama projeto de lei nos EUA de 'crime de lesa-pátria' e crítica interferência nas decisões do STF

27/02/2025 às 12h27
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, fez duras críticas a uma manobra bolsonarista que avançou no Congresso dos Estados Unidos, com o projeto de lei “No Censors on our Shores Act”, aprovado no Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes. A proposta, que ainda passará pelo Senado e pela Casa Branca, visa proibir a entrada e até deportar estrangeiros que sejam considerados responsáveis ​​por ações contra a liberdade de expressão nos Estados Unidos. Embora não tenha sido mencionada diretamente pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a medida pode resultar na exclusão de sua entrada no país, caso o projeto seja sancionado.

Em um tom incisivo, Gleisi Hoffmann chamou a articulação bolsonarista de “crime de lesa-pátria”, destacando o que considera uma tentativa de interferência nas decisões soberanas do STF. “O inelegível, seus parentes e foragidos da Justiça brasileira estão desafiando, mais uma vez, as instituições brasileiras e mostrando a quem eles realmente servem: a um país estrangeiro”, disparou Gleisi em sua conta na rede social X, referindo-se ao ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados.

O projeto, defendido pelos deputados republicanos María Elvira Salazar e Darrell Issa, embora não cite diretamente Moraes, critica o ministro como "aplicador de censura". A proposta é vista por Gleisi e outros membros do PT como uma frente à soberania do Brasil, uma vez que busca iniciar a justiça brasileira por meio de ações externas.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

*Com informações Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários