O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), se posicionou contra a possibilidade de uma votação de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no Senado, afirmando que isso poderia agravar ainda mais a divisão política já presente no país.
Em entrevista ao PodK Liberados, programa apresentado pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO) e exibido pela RedeTV! na noite de quinta-feira (27), Alcolumbre destacou que, embora o Brasil enfrente muitos problemas, o Senado não deve ser o responsável por criar mais uma crise política. Ele ainda defendeu uma revisão da prerrogativa do Senado de pautar o impeachment de ministros do STF, considerando-a um procedimento equivocado.
“Está errado isso. O que temos que fazer é buscar que cada poder possa conviver dentro das suas atribuições, um respeitando o outro, sem avançar a linha da autonomia e da autoridade de cada um”, afirmou o senador.
Além disso, Alcolumbre foi questionado sobre a possibilidade de concessão de anistia aos acusados de participar dos atos de 8 de janeiro, em que os manifestantes invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília. O presidente do Senado disse que, embora a questão meça atenção, a concessão de anistia deve ser cuidadosamente ponderada.
Segundo Alcolumbre, não pode haver uma anistia generalizada, pois as penas precisam ser moduladas conforme a gravidade dos atos cometidos. “Não pode ser uma anistia para todos de maneira igual. E também não pode, nas decisões judiciais, ser uma punibilidade para todos na mesma gravidade”, completou o presidente do Senado, sublinhando a necessidade de uma abordagem mais equilibrada e justa no tratamento dos acusados.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.