Domingo, 31 de Agosto de 2025

CNBB lança Campanha da Fraternidade 2025 com foco na Ecologia Integral

Com o lema “Deus viu que tudo era muito bom”, a campanha busca promover a conversão integral em tempos de crise socioambiental

05/03/2025 às 13h06
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira de cinzas (5), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deu início à Campanha da Fraternidade 2025, com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”. O lema, inspirado no livro de Gênesis, reforça o compromisso da Igreja com o cuidado do meio ambiente: "Deus viu que tudo era muito bom". A campanha, que chega com um apelo urgente em tempos de crise ambiental, tem como base os ensinamentos do Papa Francisco na encíclica Laudato Si’, que, em 2025, completa uma década de existência. Além disso, este ano marca os 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, e a CNBB também se antecipa à 30ª Conferência das Partes (COP30), que acontecerá em Belém, no Brasil, no final de 2025.

A campanha tem como principal objetivo promover uma conversão integral, que considera não apenas a mudança pessoal, mas também o impacto que as ações humanas têm no meio ambiente. Em nota, a CNBB destaca que, em tempos de pandemia e outros desafios socioambientais, o foco da campanha é ouvir o "grito dos pobres e da Terra". A conversão não é apenas espiritual, mas também uma transformação em atitudes que possam aliviar a exploração ambiental e promover a justiça social.

O Papa Francisco, em uma mensagem enviada à CNBB, saudou a iniciativa de colocar a ecologia como um eixo central da campanha, vinculando-a ao processo de conversão pessoal. O pontífice ressaltou a urgência de mudar a relação da humanidade com o meio ambiente, destacando que a crise ecológica é um apelo à reflexão e à mudança de atitude. Para Francisco, a "conversão ecológica", que ele já mencionava no pontificado de São João Paulo II, é um passo fundamental para restaurar o equilíbrio da "casa comum", em um momento em que as agressões ao planeta são visíveis e preocupantes.

“Que, com a graça de Deus, possamos renovar nossos hábitos e práticas, deixando que a natureza recupere o seu equilíbrio e cesse de ser explorada de forma destrutiva”, afirmou o Papa, em sua mensagem de apoio.

A Campanha da Fraternidade, celebrada desde 1964, é uma oportunidade para que os católicos se aprofundem em práticas espirituais, com foco em oração, jejum e caridade. Como já é tradição, o ápice da campanha será a Coleta da Solidariedade, que ocorre no Domingo de Ramos, nos dias 12 e 13 de abril. Os recursos arrecadados serão direcionados a projetos sociais em todo o Brasil, contribuindo para a construção de um país mais justo e solidário.

Este ano, a CNBB nos convida a refletir sobre como as nossas ações cotidianas impactam o meio ambiente e, por consequência, os mais vulneráveis, e como podemos agir para construir um mundo mais equilibrado, justo e fraterno.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários