O Governo de Mato Grosso do Sul destinou R$ 2,3 bilhões para ações e serviços de saúde em 2024, com o objetivo de melhorar o atendimento à população e fortalecer a infraestrutura do sistema público de saúde. A maior parte desse investimento, 86,79%, é proveniente do próprio Estado e foi detalhada em uma audiência pública de prestação de contas realizada na Assembleia Legislativa na terça-feira (18).
O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, destacou o avanço significativo nos serviços de saúde, com investimentos em áreas como a construção e reforma de hospitais, aquisição de equipamentos médicos, e a contratação de novos profissionais. Durante a audiência, ele mencionou as melhorias no Hospital Regional de Dourados, na reforma de unidades de saúde no interior do estado, e a ampliação do Hospital Regional de Campo Grande, que passou a ser administrado diretamente pelo governo estadual em 2024.
"Os investimentos abrangem desde a Atenção Primária, com reformas nas unidades de saúde, até a aquisição de ambulâncias e veículos para o combate às arboviroses, além da ampliação dos serviços especializados em hospitais", afirmou o secretário.
O gerente de Instrumentos de Planejamento para Gestão do SUS, Waldeir Sanches, ressaltou que os investimentos de 2024 superam os de 2023 e estão sendo aplicados em diversos projetos, como a ampliação do Hospital Regional de Três Lagoas e a construção do Hospital Regional de Dourados, ambos projetos que contribuirão para fortalecer a saúde no Estado.
O programa "MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila", que já ultrapassou 60 mil procedimentos realizados, também foi destacado. A superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso, anunciou que, em 2024, foram realizadas mais de 20 mil cirurgias e exames. A segunda fase do projeto, com previsão de conclusão até abril de 2025, dará início à terceira fase, que incluirá novos estabelecimentos e áreas de atuação.
A Atenção Primária à Saúde também foi reforçada com o programa "Saúde na Escola", uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED). O programa visa promover ações de saúde nas escolas, abrangendo 79 municípios e mais de 900 escolas. Segundo a superintendente de Atenção Primária à Saúde, Karine Cavalcante, o programa contribui para melhorar a qualidade de vida da comunidade e ampliar o impacto das ações de saúde.
O deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da Alems, Lucas de Lima, ressaltou a importância da fiscalização dos recursos aplicados. "Acredito que a Secretaria de Estado de Saúde tem realizado um trabalho excepcional, com o apoio do governador Eduardo Riedel, e essa audiência é fundamental para acompanhar o investimento em saúde", afirmou o parlamentar.
Os números apresentados refletem o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com a saúde da população. Com investimentos de R$ 1,031 bilhão no terceiro quadrimestre de 2024 e a construção de novos hospitais e centros de diagnóstico, o Estado segue avançando na regionalização da saúde, com a inauguração do Hospital Regional de Dourados prevista para o primeiro semestre de 2025, beneficiando cerca de 900 mil pessoas.
Além disso, o Governo tem investido em reformas no HRMS e no Lacen MS, em Campo Grande, e na ampliação do Hospital Regional de Ponta Porã e do hemocentro de Dourados, com o intuito de garantir uma saúde pública de qualidade para todos os sul-mato-grossenses.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.