Luiz Inácio Lula da Silva vai se encontrar com Nicolas Maduro da Venezuela, nesta segunda-feira (23) em Buenos Aires, na Argentina.
A reunião já estava prevista na agenda presidencial, e ocorrerá no hotel onde a delegação de Lula está hospedada na área central da cidade, segundo Celso Amorim, ex-chanceler do primeiro período do petista no Planalto e atual assessor especial do presidente para assuntos internacionais.
Será a primeira vez que Lula e Maduro se encontrarão na condição de chefes de Estado. Nos primeiros mandatos de Lula, Maduro era chanceler da Venezuela (2006-2013) e presidente da Assembleia Nacional (2005-2006).
No encontro, deverá ser abordada a situação da Venezuela em relação ao Mercosul. O país foi suspenso do bloco econômico em 2016.
"Temos disposição de retomar diálogo com Venezuela", disse o ministro das Comunicações.
Lula terá uma série de reuniões bilaterais e irá priorizar conversas com chefes de Estado. O próxima reunião será com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.
Na manhã desta segunda-feira, Lula terá um encontro com o presidente da Argentina Alberto Fernandez, na Casa Rosada. Ele chegou na noite de domingo em Buenos Aires, em sua primeira viagem internacional desde que tomou posse.