Em entrevista publicada pela revista The New Yorker, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), surpreendeu ao afirmar que Jair Bolsonaro (PL) pode ser absolvido no processo criminal que enfrenta. “É possível que Bolsonaro seja absolvido, porque o julgamento está apenas começando”, declarou Moraes ao jornalista Jon Lee Anderson.
Apesar dessa possibilidade, o ministro foi categórico ao descartar qualquer chance de retorno político do ex-presidente. “Ele tem duas condenações do Tribunal Superior Eleitoral [TSE] por inelegibilidade. Não há possibilidade de retorno, pois esses casos já foram apelados e estão no Supremo, e não vejo a menor chance de reversão”, destacou.
A fala de Moraes ocorre em um momento delicado para Bolsonaro, que enfrenta acusações de tramar uma tentativa de golpe para anular as eleições de 2022. O ministro também refutou as alegações de perseguição política, afirmando que “a responsabilidade agora será determinada no tribunal, com a apresentação das defesas”.
A possibilidade de absolvição abre uma nova discussão sobre o futuro jurídico de Bolsonaro, mas sua volta ao cenário eleitoral segue barrada pelas decisões do TSE.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.
*Com informações Metrópoles