
O senador Jean Paul Prates (PT) do Rio Grande do Norte deve assumir o comando da Petrobras nesta quinta-feira (26), após ter o aval do departamento de compliance da estatal.
A reunião do Conselho de Administração da Petrobras já havia sido marcada no início do mês e será realizada nesta quinta-feira às 9h (de Brasília). É provável que, ao ter o nome aprovado, Prates já tenha a posse até amanhã (27).
Integrantes do colegiado estão divididos sobre a possibilidade da reunião despertar algum tipo de resistência ao nome do senador. Entretanto, ainda que isso venha acontecer, não devem ser um impeditivo para que o senador seja o eleito.
Conselho da Petrobras
Inicialmente, Prates será eleito para compor o Conselho, na vaga que era de Caio Mário Paes de Andrade, que assumiu um cargo no governo de São Paulo. Depois, será convidado para participar da reunião com seu nome votado para ocupar a presidência.
Ele assumirá a Petrobras bem no momento que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou o aumento no preço da gasolina, com o litro R$ 0,23 mais caro. A decisão do reajuste foi anunciada na terça-feira (24), que entrou em vigor no dia 25.