Uma frente fria que chega a Mato Grosso do Sul nos próximos dias promete baixar as temperaturas e dar início a um clima mais ameno, característico do outono. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para a queda de temperatura que pode variar de 3°C a 5°C, atingindo principalmente as regiões central e sul do Estado, de Corumbá a Três Lagoas, durante os dias 28 e 29 de abril. A previsão é que essa onda de frio se estenda até o feriado do Dia do Trabalhador, em 1° de maio.
As regiões mais afetadas pela queda de temperatura devem ser o sul do Estado, onde os termômetros podem registrar mínimas de até 11°C, especialmente em cidades como Sete Quedas e Ponta Porã. A capital, Campo Grande, também sentirá o impacto do frio, com a mínima prevista para 15°C na quarta-feira, 30 de abril. Em Corumbá, no Pantanal, a mínima deve ficar em torno dos 18°C, enquanto em Três Lagoas, a temperatura pode atingir 16°C.
Com a chegada da frente fria, as temperaturas começam a subir novamente no dia 2 de maio, logo após o feriado.
Além do clima frio, abril foi marcado por chuvas intensas em Mato Grosso do Sul. Segundo levantamento do Clima Tempo, em 26 dias do mês, o volume de precipitação superou os 200 mm, quantidade acima da média histórica do mês de abril, que varia entre 100 mm e 140 mm. Em Campo Grande, o acumulado foi de 188,4 mm, tornando este abril o terceiro mais chuvoso em 23 anos. O volume de chuva registrado já supera o dobro da média normal para o mês, o que reflete um ano de chuvas atípicas e intensas para a região.
Enquanto o frio traz um alívio para os calorosos dias de abril, as chuvas continuam a impactar o Estado, consolidando um mês de mudanças climáticas significativas para Mato Grosso do Sul.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.