Quarta, 03 de Setembro de 2025
Publicidade

Fusão entre PP e União Brasil inaugura “União Progressista” com foco em 2026

Nova federação projeta crescimento em Mato Grosso do Sul sob liderança de Tereza Cristina

30/04/2025 às 08h42
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A oficialização da fusão entre o Partido Progressista (PP) e o União Brasil, batizada de “União Progressista”, ocorreu nesta terça-feira (30) em Brasília, com a presença de lideranças dos dois partidos de Mato Grosso do Sul. A nova federação promete ser protagonista nas eleições de 2026, consolidando força tanto em âmbito nacional quanto regional.

Crescimento no Estado

Com o maior número de deputados na Câmara Federal, a União Progressista pretende ultrapassar o PSDB em Mato Grosso do Sul, que pode enfrentar dificuldades para repetir o desempenho da última eleição, quando elegeu três deputados federais.

O dirigente estadual do PP, Marco Aurélio Santullo, destacou os planos ambiciosos do grupo:

“Teremos um candidato à majoritária, para o Senado, uma chapa robusta para federal e bons candidatos a deputado estadual. Seremos ainda mais representativos, liderados pela maior força política do Estado, a senadora Tereza Cristina.”

A federação busca consolidar duas das três vagas ao Senado, com a candidatura de um novo nome para se juntar à já eleita Tereza Cristina, além de trabalhar para eleger três deputados federais.

Estratégia de alianças

A presidente estadual do União Brasil, Rose Modesto, reforçou o impacto estratégico da fusão:

“É uma aliança que fortalece nossa presença em Brasília, garantindo maior influência nas principais pautas e comissões. Regionalmente, os dois partidos mantêm independência, mas a união facilita a montagem de chapas competitivas.”

O próximo passo será dialogar com o governador Eduardo Riedel (PSDB) para discutir parcerias visando 2026, incluindo composições nas vagas de Senado e até de vice-governador.

Força nacional

Com a federação, PP e União Brasil somam 14 senadores, 109 deputados federais, 1.336 prefeitos e seis governadores, consolidando-se como uma das maiores forças políticas do país. A expectativa é que essa aliança também projete um candidato à Presidência ou à Vice-Presidência em 2026.

A União Progressista se apresenta como uma força estratégica para redesenhar o cenário político no Estado e no Brasil, prometendo polarizar disputas eleitorais e ampliar sua representatividade nas próximas eleições.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

*Com informações Investiga MS

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários