Após 21 dias de cuidados intensivos no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) em Mato Grosso do Sul, uma onça-pintada macho de aproximadamente 9 anos foi transferida para o Instituto Ampara Animal, em Amparo (SP), onde viverá em um ambiente controlado. Capturado no Pantanal em abril, o animal chegou ao CRAS com 94 kg, desidratado e com baixo peso, mas deixou o centro pesando 107 kg, um ganho de 13 kg após tratamento nutricional e médico.
“Demos suporte nutricional e de hidratação, além de suplementação e medicamentos como hepatoprotetores. O animal evoluiu muito bem e saiu em boas condições de saúde”, explicou Aline Duarte, gestora do Hospital Veterinário Ayty e coordenadora do CRAS.
O Instituto Ampara Animal, que abriga oito onças em recintos amplos cercados por mata nativa, acolhe exclusivamente animais que não podem ser devolvidos à natureza. “Nosso foco é o bem-estar, oferecendo ambientes o mais próximo possível da vida livre”, disse Jorge Salomão, veterinário responsável pelo local.
A onça-pintada, conhecida como "rainha do Pantanal", é um símbolo do bioma e desempenha um papel crucial na saúde do ecossistema. Segundo Salomão, sua preservação é fundamental para o equilíbrio ambiental.
Capturada com o apoio da Polícia Militar Ambiental, pesquisadores e órgãos ambientais, a onça foi submetida a exames e acompanhamento veterinário para tratar problemas transitórios de saúde. Agora, ela inicia uma nova etapa em sua jornada, garantindo segurança e bem-estar em sua nova morada.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.