A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande intensifica o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya, com o serviço de borrifação ultrabaixo volume (UBV), conhecido como Fumacê. Nesta sexta-feira (16), as equipes da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) irão circular por seis bairros da cidade: Santo Amaro, Panamá, José Abrão, Vila Glória, Vila Carvalho e Amambaí.
A ação será realizada entre 16h e 22h. Para garantir maior eficácia do inseticida, a Sesau orienta que os moradores mantenham portas e janelas abertas durante a passagem do Fumacê, permitindo que o veneno alcance áreas com maior probabilidade de presença dos mosquitos.
O inseticida utilizado visa atingir os mosquitos adultos, principalmente as fêmeas, responsáveis pela transmissão das doenças. Contudo, a aplicação segue critérios rigorosos para minimizar impactos em outras espécies.
A operação está sujeita a adiamentos ou cancelamentos caso ocorram chuvas, ventos fortes ou neblina, fatores que comprometem a eficiência do procedimento.
Com a intensificação do Fumacê, a prefeitura reforça a importância da participação da população, seja abrindo os ambientes internos durante a borrifação, seja eliminando focos de água parada, principais criadouros do mosquito. A luta contra as arboviroses é uma responsabilidade compartilhada para preservar a saúde coletiva.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.