Segunda, 01 de Setembro de 2025
Publicidade

Meta distante: Campo Grande supera média nacional de vacinação contra Influenza, mas cobertura ainda é baixa

Com apenas 37,65% de adesão nos grupos prioritários, SESAU reforça apelo à população para aumentar imunização

19/05/2025 às 11h31
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Divulgação/PMCG
Foto: Divulgação/PMCG

A Campanha de Vacinação contra a Influenza em Campo Grande alcançou 37,65% de cobertura vacinal entre os grupos prioritários, superando a média nacional (26,50%) e a estadual (35,17%). Apesar disso, o índice permanece longe da meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (19) pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).

Desde o início da campanha, 219.065 doses foram aplicadas no município, das quais 89.607 foram destinadas a crianças, gestantes e idosos. Este último grupo lidera em adesão, com 69.323 doses aplicadas, seguido por crianças (19.494) e gestantes (790).

No último fim de semana, a SESAU intensificou as ações em locais estratégicos, como o Shopping Bosque dos Ipês, onde foram aplicadas 1.072 doses. Outras iniciativas incluíram vacinação em três escolas da capital e na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Tiradentes.

A secretária de Saúde, Rosana Leite de Melo, destacou a importância de ampliar a cobertura vacinal:

Nossos números estão acima da média nacional e estadual, mas ainda não atingimos o ideal. Contamos com o apoio da população para mudar esse cenário.”

A vacinação segue disponível em todas as 74 USFs da cidade, sendo que três unidades oferecem atendimento estendido até as 22h30: Jardim Los Angeles, Jardim Noroeste e Universitário.

Com a chegada do inverno e o aumento da circulação de vírus respiratórios, a SESAU reforça a importância de medidas preventivas, como lavar as mãos, usar máscara ao apresentar sintomas gripais e evitar aglomerações.

A vacina trivalente, que protege contra Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, é gratuita e considerada segura, sendo uma das principais ferramentas para reduzir complicações graves, hospitalizações e óbitos associados à gripe.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários