A chegada de uma grande massa de ar frio de origem polar promete ser o primeiro evento climático significativo de 2025, com queda acentuada nas temperaturas previstas para o Brasil a partir de 20 de junho. Até lá, o país enfrenta instabilidades climáticas distintas.
Nesta segunda-feira (26), uma área de baixa pressão no interior do continente intensifica as instabilidades no Rio Grande do Sul, com alerta para temporais especialmente no oeste, centro e Campanha gaúcha. Porto Alegre terá chuva em forma de pancadas. O Paraná, porém, mantém tempo firme e calor.
Na terça-feira (27), uma frente fria traz chuvas ao Sul do país. Já na quarta-feira (28), o avanço do ar polar começa a impactar as temperaturas, atingindo o Sul, Mato Grosso do Sul e até parte de Mato Grosso.
Enquanto o Sul se prepara para as mudanças climáticas, o Sudeste segue com sol, poucas nuvens e calor intenso. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais enfrentarão altas temperaturas.
No Centro-Oeste, o ar seco mantém o clima firme, com exceção de pancadas de chuva isoladas no noroeste de Mato Grosso. Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul seguem com sol e calor.
No Norte, pancadas de chuva são esperadas no Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre. No Nordeste, a instabilidade atinge o litoral da Bahia, Sergipe e Alagoas, com possibilidade de chuvas mais intensas.
A preparação para a chegada da onda de frio é essencial, com a expectativa de temperaturas significativamente baixas em várias regiões do país nos próximos dias.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.