Quinta, 11 de Setembro de 2025

CCZ nas Ruas oferece atendimento gratuito no Jardim Noroeste nesta sexta-feira

Projeto itinerante amplia acesso a serviços de saúde para pets e conscientização sobre zoonoses

30/05/2025 às 08h20
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (30), o projeto “CCZ nas Ruas – Serviço Móvel de Exames” estará no Jardim Noroeste, em Campo Grande, oferecendo exames gratuitos para cães e gatos, além de orientações sobre o controle de animais peçonhentos. A ação ocorrerá das 8h às 11h30, na ConstruaGro, localizada na Rua Indianápolis, nº 1575.

Organizada pela Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ), ligada à Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), a iniciativa tem como objetivo aproximar os serviços de saúde pública das comunidades mais vulneráveis. “Queremos atender quem não tem condições de ir até o CCZ e, ao mesmo tempo, reforçar a vigilância das zoonoses e o combate aos animais peçonhentos”, explica Cleber Galvão, gerente técnico do laboratório do CCZ.

Serviços oferecidos

Durante a ação, serão realizados exames para detectar leishmaniose em cães e esporotricose em gatos. Ambos os diagnósticos são essenciais para prevenir a transmissão dessas doenças aos humanos. Além disso, a equipe estará identificando espécies de escorpiões, caramujos e taturanas, orientando a população sobre como prevenir acidentes.

Uma parte educativa da atividade incluirá a exposição de exemplares vivos desses animais. O objetivo é conscientizar os moradores sobre os perigos e as medidas corretas para lidar com espécies potencialmente perigosas.

Compromisso com a saúde

De acordo com a secretária de Saúde, Rosana Leite de Melo, a ação reflete o esforço contínuo da Prefeitura de Campo Grande em levar serviços de qualidade a todas as regiões da cidade.

“Cuidar da saúde dos animais é também proteger as famílias. Estamos comprometidos em levar iniciativas como essa para quem mais precisa”, reforça Rosana.

“Cuidar da saúde dos animais é também proteger as famílias. Estamos comprometidos em levar iniciativas como essa para quem mais precisa”, reforça Rosana.

Como participar

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários