Quarta, 03 de Setembro de 2025
Publicidade

Motoristas poderão quitar débitos de IPVA e licenciamento durante blitz no Mato Grosso do Sul

Nova lei busca evitar remoções e simplificar a regularização de veículos no estado

02/06/2025 às 11h59
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Entrou em vigor nesta segunda-feira (2) uma nova medida que promete facilitar a vida dos motoristas do Mato Grosso do Sul. Agora, condutores com débitos de IPVA ou licenciamento terão a chance de regularizar sua situação no momento da abordagem em blitze e fiscalizações policiais. A medida é garantida pela Lei Estadual 6.416/2025, proposta pelo deputado Paulo Corrêa (PSDB).

A regra evita que veículos sejam removidos em casos de inadimplência apenas nesses tributos, permitindo que os pagamentos sejam realizados de forma imediata por meio de sistemas bancários eletrônicos. Após a quitação, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Licenciamento Anual para garantir a liberação do veículo.

“O grande objetivo é desburocratizar e oferecer uma solução prática. Vivemos em uma era digital, onde o acesso à rede bancária é rápido e eficiente, e queremos aproveitar isso para beneficiar tanto os motoristas quanto a arrecadação pública”, ressaltou Paulo Corrêa.

A nova norma também traz alívio financeiro para os condutores, evitando custos extras com guincho e diárias em pátios. Apesar disso, a lei não elimina penalidades aplicáveis por outras infrações, mantendo o rigor do Código de Trânsito Brasileiro.

Além de simplificar a regularização, a medida é vista como uma forma de estimular o pagamento dos tributos, garantindo maior arrecadação estadual e desonerando os sistemas de remoção e guarda de veículos.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

*Com informações OSM

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários